UFRR promove audiência pública para discutir criação do Museu Indígena de Roraima

Published: Tuesday, 04 October 2022 14:29 | Last Updated: Tuesday, 04 October 2022 14:29

Nesta quinta e sexta-feira (6 e 7/10) será realizada uma audiência pública para discutir a constituição do Museu Indígena de Roraima. A atividade vai acontecer no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal de Roraima e toda a comunidade está convidada a participar.

A audiência pública foi organizada por um grupo interdisciplinar de professores da UFRR. O grupo foi  instituído pela reitoria no ano passado com o objetivo de propor alternativas de ocupação e uso do prédio da União Operária, imóvel histórico pertencente à universidade e localizado no centro de Boa Vista.

“A criação de um Museu com esse caráter é de grande importância para a UFRR e para a sociedade roraimense como um todo”, afirma o professor Jonildo Viana, um dos integrantes do grupo interdisciplinar.

Confira a programação da audiência pública para constituição do Museu Indígena de Roraima no âmbito da UFRR

Quinta-feira: 06/10/2022

Local: Salão Nobre da Reitoria da UFRR

7h30 às 8h30 – inscrições e entrega de materiais.

8h30 às 9h40 – Mesa de Abertura;

9h40 às 10h – intervalo;

10h às 12h - Mesa temática: Acervos em Museus etnográficos na Amazônia, com Bruna Franchetto (Museu Nacional – MN-UFRJ) e Bruno Trece (Museu Amazônico – UFAM).

Grupos de Trabalho (GTs) de 14h às 18h

GT 1 - Infraestrutura: Pensar a estrutura atual do prédio União Operária, adequações para

atender as necessidades do Museu Indígena;

GT 2 – Recursos financeiros: Pensar as diferentes maneiras de captação e gastos de recursos voltados para ações do Museu;

GT 3 – Estrutura administrativa: Pensar no localizar do Museu na estrutura da UFRR, seu

funcionamento e alocação de pessoal bem como sua natureza administrativa;

GT 4 – Setores técnicos e políticas museológicas: Pensar os setores técnicos, seus objetos e funcionamento, dimensão do caráter pedagógico do museu na sociedade roraimense;

GT 5 – Acervos: Pensar a questão da acomodação de acervos, sejam eles físicos e/ou digitais.

Sexta-feira: 07/10/2022

8h às 9h40 – Sistematização dos trabalhos e redação dos documentos de cada grupo.

9h40 às 10h – intervalo

10h às 12h – Apresentação dos resultados dos grupos em plenária e discussão de planejamento geral.