Jornada de Extensão da UFRR recebe inscrições até 23/10

Published: Thursday, 29 September 2022 14:03 | Last Updated: Monday, 10 October 2022 09:37

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizará de 9 a 11 de novembro de 2022 a sua primeira Jornada de Extensão. A atividade fará parte da programação da XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Roraima (XVI SNCT-RR/2022) e terá como tema “As contribuições da Extensão Universitária na formação cidadã”.

A submissão de trabalhos pode ser feita até 23 de outubro de 2022 pelo link  https://forms.gle/W2nDMR4uE5Vfn2qQA. Podem inscrever-se os membros da comunidade acadêmica da UFRR (docentes, discentes e técnicos administrativos) e comunidade externa.

Serão aceitos resumos de ações de extensão desenvolvidas entre 2018 e 2022, nas áreas temáticas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho e Desenvolvimento Regional.

A jornada está sendo organizada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae/UFRR). O objetivo é promover a divulgação das ações extensionistas e a troca de experiências entre estudantes, coordenadores e a comunidade externa.

Durante a jornada também haverá momentos de construção coletiva das diretrizes para a melhoria da extensão na UFRR.

O evento acontecerá de forma presencial no campus Paricarana da UFRR. As regras de submissão dos trabalhos e os modelos para apresentação de resumo podem ser acessadas clicando neste link

EXTENSÃO NA UFRR - A jornada é um dos resultados da consulta pública que a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão realizou em 2021. As respostas apontaram a necessidade de espaços que discutissem o desenvolvimento de projetos e programas de Extensão, a função social dos mesmos para a formação cidadã do acadêmico e a contribuição da Universidade para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

O evento acontece no momento em que a UFRR está implementando a inserção curricular da Extensão, propondo o a obrigatoriedade mínima de 10% da carga horária dos cursos de graduação com atividades de Extensão.

Em 2022, foram cadastradas um total de 185 ações de Extensão na Prae. Atualmente, 350 docentes, 50 técnicos administrativos e 462 acadêmicos atuam em atividades extensionistas pela UFRR. Do total de discentes de graduação, 226 recebem bolsas de extensão.