UFRR abre inscrições para Comissão Permanente de Heteroidentificação
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) está com processo de seleção aberto para novos membros da Comissão Permanente de Heteroidentificação (CPH) da instituição. Podem participar integrantes da comunidade universitária e externa. As inscrições estarão abertas de 1º a 13 de julho de 2022.
Os integrantes da Comissão Permanente de Heteroidentificação atuam na validação da autodeclaração prestada por candidatos inscritos no sistema de cotas para pretos, pardos e indígenas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programas de pós-graduação e em processos seletivos e concursos públicos na UFRR.
A recomposição da comissão contemplará três membros servidores docente da UFRR (um titular e dois suplentes); um membro da sociedade civil (de organização indígena e movimento negro, sendo um titular); e um membro discente que tenha conhecimento e/ou estudos nas temáticas (suplente).
Os representantes do corpo discente podem ser oriundos da graduação ou pós-graduação. A ele fica assegurado que a sua participação será contabilizada nas atividades complementares, limitada a 20 horas. Os membros que forem servidores da UFRR poderão vincular em seu PTD a carga horária de 3h semanais.
Atribuições – Entre as atribuições da CPH estão realizar os procedimentos de heteroidentificação dos concursos públicos feitos na UFRR; coordenar os procedimentos de heteroidentificação dos editais de entrada na graduação e pós-graduação; promover ações de promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo, assim como de conscientização e divulgação no âmbito da comunidade universitária e da sociedade em geral.
Outras atribuições são promover ações de formação permanente para a comissão e para os membros das subcomissões em parceria com unidades acadêmicas e administrativas da UFRR e das instituições parceiras convidadas para integrar essa comissão, bem como as entidades dos movimentos sociais negros e indígenas.
Cabe à comissão formular os documentos e formulários necessários que serão utilizados no procedimento de heteroidentificação; receber as denúncias de fraude e estabelecer os procedimentos de heteroidentificação.
Redes Sociais