Programa Momento de Roça estreia sábado na Rádio Universitária
As raízes da música caipira de viola agora serão ouvidas na Rádio Universitária 95,9 FM. Neste sábado (4/6), às 7h, estreia o Momento de Roça, programa com apresentação de Paulo Marotti, violeiro e professor do curso de Educação no Campo da Universidade Federal de Roraima (LEDUCARR/UFRR). O programa será semanal e com uma hora de duração.
O diretor da Rádio e Televisão Universitária (RTV/UFRR), Paulo Cesar Reis, frisa que o novo programa trará mais diversidade à programação da 95,9 FM. “Momento de Roça é voltado para o público que curte moda de viola, música de raiz, de qualidade, o homem do campo, o agricultor. Acredito que vamos chegar a um público maior, prezando pela música de qualidade que sempre buscamos tocar na Rádio Universitária”, destaca.
Momento de Roça é um programa voltado para a divulgação da música caipira, de viola, que tem origem no meio rural e narra a vida simples do povo do campo. Entre os assuntos abordados, estará a história da viola e como este instrumento chegou até o interior do Brasil, tornando-se popular, além de ser um ritmo que busca a valorização da natureza.
O programa também visa divulgar os artistas de viola e apresentar suas obras. Compondo a série Grandes Violeiros, o trabalho de Ivan Vilela, de Itajuba (MG) será o tema do primeiro Momento de Roça. “O Ivan é um exímio tocador. Hoje, é professor da USP e abriu um curso de viola caipira em Ribeirão Preto (SP)”, ressalta o apresentador Paulo Marotti.
Marotti conta que a viola entrou em sua vida na infância, em Rio Claro (SP). “Sou do interior. A minha família é de agricultores e, geralmente, quando você mora nessas áreas de roça, você acorda de manhã cedo ouvindo moda de viola. Então, vem dessa memória afetiva do interior, do contato com o ambiente natural, que também me influenciou para estudar biologia”, explica.
Professor da UFRR desde 2015, o apresentador conta que o programa surgiu como demanda de um grupo vinculado à agroecologia. Além da música, Momento de Roça também terá um pouco de prosa. Serão entrevistados pesquisadores e agricultores da área de segurança alimentar e da produção orgânica com o objetivo de informar a população sobre o tema.
“Como sou da área de agroecologia, nas reuniões feitas há um tempo com um grupo de professores da área, uma das demandas foi que faltava um pouco de divulgação de projetos agroecológicos, da música ligada à saúde, à alimentação saudável e à questão do campo. Então o programa também vai ao encontro dessa deliberação”, relata.
Seguindo orientação da direção da RTV, o novo programa foi inscrito no programa Mosaico Cultural, coordenado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae) da UFRR e foi contemplado por um bolsista do curso de Música.
Gilson Larialpe está no 10º semestre e toca flauta transversal há mais de 20 anos. “Nunca estive dentro de um estúdio de uma rádio e minha expectativa está muito grande. Acredito que será um momento de aprendizado”, afirma o bolsista.
Paulo Marotti faz o convite para que o público prestigie seu programa. “Abra seus ouvidos para outros sons, para novas músicas. Acredito muito que a rádio universitária tem um brilhante papel, que é ser diferente da rádio comercial. Nós temos esse papel, e que bom que temos esse papel, que é apresentar coisas que muitas vezes o público não tem acesso”, diz.
Redes Sociais