Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa Cruviana Universitária da UFRR estreia no canal Amazon Sat

Published: Monday, 30 May 2022 17:37 | Last Updated: Tuesday, 31 May 2022 14:18

O programa Cruviana Universitária, produzido e veiculado pela Rádio e TV Universitária da Universidade Federal de Roraima (RTV/UFRR), terá sua primeira temporada veiculada no Canal Amazon Sat, da Rede Amazônica. A estreia será nesta quarta-feira (1º de junho), às 16h, no canal 23.1.

Com exceção da estreia, o programa será exibido sempre às segundas, às 12h. A primeira temporada conta com 14 episódios e é apresentada pelo professor do curso de Artes Visuais da UFRR, ator, escritor e ativista cultural Francisco Alves e pelo cantor e compositor, ícone da cultura roraimense, Neuber Uchoa. Toda a equipe da Rádio e da TV Universitária está envolvida na produção do programa.

Criado em 2021, o Cruviana Universitária procura ser um espaço de interação e divulgação da produção cultural de Roraima, entrevistando artistas, professores, alunos e egressos da UFRR, além de destacar os cursos de Artes Visuais e Música, endossando a importância dessas licenciaturas para a construção permanente de uma sociedade que valorize a arte local.

“Essa solicitação do Amazon Sat foi algo inesperado e uma felicidade muito grande para nós. Estabelecemos essa parceria e um dos nossos pedidos foi que o programa fosse exibido na íntegra, incluindo todos os créditos da equipe. É uma honra ter esse reconhecimento, pois significa que estamos conseguindo executar um trabalho de qualidade. Um trabalho feito com todas as nossas dificuldades e limitações, que teve essa visibilidade externa e culmina com a exibição no Amazon Sat para o mundo”, ressalta Paulo César Reis, diretor da RTV.

O apresentador Francisco Alves destaca que a exibição pelo Amazon Sat demonstra a relevância dos temas apresentados no programa e “o quão rica é a nossa Amazônia e, especialmente, Roraima. A equipe que pensa e produz o Cruviana entende que esse projeto tem um potencial irradiador tremendo, pois falar das linguagens artísticas de Roraima é falar da pluralidade de ideias, ações e acontecimentos culturais que habitam a terra de Makunaima. Nosso sentimento é de fortalecimento, ainda mais agora que estamos gravando a segunda temporada”, frisa.

Cruviana Universitária é uma das ações englobadas pelo programa Mosaico Cultural, coordenado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae) da UFRR. Para viabilizar a sua produção, a equipe da Rádio e TV elaborou um projeto chamado Cultura do Norte, que foi selecionado em um edital interno da universidade. O cenário do programa é um painel pintado pelo Coletivo Plac, grupo de arte urbana coordenado pela professora Leila Baptaglin, do curso de Artes Visuais da UFRR.

Segunda temporada – A nova temporada do Cruviana Universitária estreou em maio de 2022 com novos temas e entrevistados, sempre com o objetivo de divulgar a arte e a cultura universitária de Roraima. O programa é transmitido simultaneamente na rádio e na televisão, toda terça-feira, a partir das 20h.

O público pode acompanhar o Cruviana Universitária na frequência 95,9 FM da Rádio Universitária e no canal 2.1 da TV Universitária. As emissoras são vinculadas à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Após a exibição, o programa também é disponibilizado no canal de YouTube e nos perfis de Facebook e Instagram da RTV.

Amazon Sat - O Amazon Sat foi o primeiro canal temático voltado exclusivamente para assuntos amazônicos, seu povo e sua cultura, sua economia e, sobretudo, suas perspectivas de desenvolvimento sustentável da região. O canal integra o grupo Rede Amazônica e seu sinal foi levado ao ar pela primeira vez no ano de 1997.

Tem programação veiculada para o mundo inteiro por meio da TV fechada e cobre cinco estados da Região Norte com sinal aberto: Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Rondônia e Roraima. Para assistir a programação, acesse o site https://amazonsat.com/

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página