Minha Biblioteca - UFRR disponibiliza acesso a plataforma com mais de 10 mil e-books
Alunos, professores e técnicos administrativos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) contam agora com o acesso gratuito à plataforma de e-books “Minha Biblioteca”. São mais de 10.000 itens em língua portuguesa, abarcando todas as áreas do conhecimento.
Minha Biblioteca é uma base de livros digitais das principais editoras de livros acadêmicos do Brasil, como GrupoA, Gen-Atlas, Manole, Saraiva, Almedina Brasil, Blucher, Cengage Learning, Cortez e Medbook, entre outras.
O acesso é gratuito e feito pelo site das Bibliotecas da UFRR. Os servidores da universidade devem fazer login com os seus números de Siape e CPF. Para os alunos, de qualquer nível, é pedido a matrícula e o CPF.
Os usuários podem acessar a biblioteca digital de qualquer computador, notebook, tablet ou smartphone conectado à internet, dentro ou fora da UFRR, 24 horas por dia, todos os dias da semana.
A biblioteca possui os recursos de leitura on-line em tela, aplicativo para leitura off-line, barra de busca por ISBN, título ou autor e ferramentas de compartilhamento, realce rápido do texto e criação de tarefas.
Também possui os recursos de acessibilidade de ajuste do tamanho da fonte e cor de fundo da tela e leitor em voz alta.
Na página das Bibliotecas da UFRR foi publicado um tutorial de acesso e uso da plataforma. Em caso de dúvidas, escreva para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou para o número de WhatsApp 95981130597.
OUTRAS PLATAFORMAS - Além da plataforma digital de livros Minha Biblioteca, as Bibliotecas da UFRR possuem acesso à Target Gedweb, com todas as normas da ABNT, e à Revista dos Tribunais On-line, com mais de 30 revistas da editora Revista dos Tribunais.
As Bibliotecas já possuíam antes coleções de e-books nacionais e internacionais, mas sem a contratação visando a atualização constante.
“Mantemos também convênios com outras instituições para expandir nosso acervo digital acadêmico-científico, como por exemplo o Portal de Periódicos da CAPES, cujo conteúdo principal é de periódicos e bases de dados nacionais e internacionais, e o OASIS/IBICT, que disponibiliza os repositórios digitais reunindo a produção científica de todas as universidades do Brasil e de Portugal, principalmente as dissertações e teses”, conta Angela Maria Moreira Silva, diretora substituta das Bibliotecas da UFRR.
O ideal, conforme a diretora, é que a comunidade da UFRR sempre busque acessar essas plataformas e bases de dados pelo site das Bibliotecas da UFRR.
“As plataformas adquiridas por compra, em geral, são fáceis de usar e tentamos manter pequenos tutorais para uso. As Bibliotecas também possuem o serviço de treinamento em Pesquisa em Bases de Dados e Bibliotecas Digitais, que apresenta essas bases de dados e seus recursos, bem como formas eficientes de pesquisar”, complementa Angela.
Redes Sociais