Geólogos comemoram o seu dia
Nesta segunda-feira (30/5) comemora-se o Dia do Geólogo. A profissão é regulamentada pela lei 4.076, sancionada pelo então presidente João Goulart em 23 de junho de 1962.
Entre as atividades desenvolvidas pelos geólogos estão a pesquisa mineral e mineração, a petrologia, o geoturismo e a geologia ambiental.
Na Universidade Federal de Roraima (UFRR) o curso de bacharelado em Geologia foi criado em 25 de junho de 2007 e já formou cerca de 50 profissionais. Neste semestre tem 102 alunos matriculados.
O curso conta atualmente com 14 professores, sendo 9 doutores, 4 mestras e 1 mestrando. Possui 12 laboratórios de ensino e um museu.
No Museu de Geociências da UFRR (MuGEO) é possível ver uma variada coleção de minerais, rochas do território roraimense e fósseis. Funciona no prédio do Hydros/ Instituto de Geociências e as visitas podem ser agendadas pelos e-mails This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
Para celebrar o Dia do Geólogo, a Coordenadoria de Comunicação da UFRR convidou integrantes da comunidade acadêmica para falar sobre suas experiências e expectativas na profissão. Confira:
Objetivos acadêmicos alcançados
A exploração mineral de diamante e ouro, desde início do século XX, faz parte não só da história da ocupação humana em Roraima como também da cultura e identidade da sociedade roraimense. A região, por apresentar uma grande diversidade geológica e com registros de óleo e gás fóssil, cassiterita, tantalita e rochas ornamentais é um espaço privilegiado para o ensino e a pesquisa geológica, ao ponto de atrair pesquisadores de outras regiões do Brasil e do exterior nessa área de fronteira da Amazônia setentrional.
Tive o privilégio de fazer parte do ousado grupo de cinco geólogos do antigo departamento de Geociências da UFRR que, em 2007, cientes da demanda do mercado de trabalho e da sociedade por geólogos para contribuir no desenvolvimento econômico e preservação ambiental de Roraima, se atreveram e criaram o curso de Geologia da UFRR com duas ênfases: Recursos Naturais e Geologia Ambiental.
Eu me sinto premiado, a despeito das dificuldades iniciais. Nossos objetivos vêm sendo alcançados, com nossos ex-alunos na posição de pesquisadores, com publicações científicas em revistas nacionais e internacionais, e atuando como empresários e consultores em exploração mineral e ambiental tanto no Brasil como em outros países. Para mim, isso demostra a qualidade dos profissionais geólogos formados no estado de Roraima.
Fábio Luiz Wankler, professor do curso de Geologia na UFRR.
Acesso a um mundo diferente
Ingressar no curso de geologia é ter acesso a um mundo novo e diferente de tudo o que já lemos ou ouvimos anteriormente. Entender os processos que falam da origem das rochas, formação de relevos, composição química de minerais e contato com fauna e flora pretéritas através dos fósseis nos ajuda a entender que nosso planeta vai muito além da nossa percepção do dia a dia.
Os desafios são muitos e a falta de recursos para o desenvolvimento de pesquisas científicas é, com certeza, o maior deles. Além, é claro, do esforço físico nas saídas de campo (porém, isso faz parte).
As minhas expectativas quanto ao que me resta do curso são que eu evolua ainda mais como pessoa e como cientista e que após esta fase de graduação eu possa agregar ainda mais conhecimentos geológicos em cursos de pós-graduação e contribuir na divulgação científica das geociências para a comunidade.
Thiago Alves Evangelista, aluno do curso de Geologia da UFRR.
Pelo impacto positivo na Amazônia
Fazer a minha graduação em Geologia na UFRR foi realmente transformador na minha vida. Segui a carreira acadêmica, estou concluindo o pós-doutorado na USP e, agora, minha carreira está tomando um rumo além da geologia clássica. As vivências no campo, as dificuldades e oportunidades que tive na UFRR com certeza contribuíram muito para moldar minha grande motivação de vida hoje: impactar positivamente a vida das pessoas na Amazônia.
Embora na época o curso tivesse as dificuldades de um curso novo, ele me proporcionou vivências que não teria em nenhuma outra universidade.
Acredito que um curso seja muito mais do que métricas e indicadores. Por isso deixo aqui meu recado para os futuros formandos: vocês serão grandes profissionais que o mercado está precisando! Levem consigo toda a bagagem que o curso de Geologia em Roraima proporciona, se valorizem e se mostrem para esse mundão. Pensem fora da caixinha e usem a geologia como peça de transformação boa nesse planeta!
Raisa Fagundes de Figueredo, ex-aluna do curso de Geologia da UFRR.
Redes Sociais