Hoje é Dia do Geógrafo
Neste domingo, 29 de maio, comemora-se o Dia do Geógrafo. A data de celebração faz referência à criação, em 1936, do Instituto Nacional de Estatística, o atual Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A profissão do geógrafo está regulamentada desde 1979 pela lei nº 6.664. Na Universidade Federal de Roraima, o curso de Geografia foi criado na década de 1990, juntamente com outras licenciaturas voltadas à formação de professores no estado.
Atualmente o curso de Geografia tem 12 professores doutores efetivos e um professor substituto com titulação de mestrado.
Conta com cerca de 100 alunos matriculados, tendo em volta de 80% na licenciatura e 20% no bacharelado.
Desde a sua criação, foram 453 alunos formados na licenciatura e 95 no bacharelado.
A UFRR também possui o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPG-Geo), mestrado que tem como área de concentração a paisagem e a produção do território e objetiva assegurar a formação e o aprimoramento de professores, pesquisadores e profissionais.
Para comemorar o Dia do Geógrafo, a Coordenadoria de Comunicação da UFRR convidou professores, alunos e egressos do curso para falarem do curso e da profissão. Confira:
Pelo ensino de uma Geografia crítica e relacional
A Geografia é uma ciência que nos faz entender a dinâmica dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre, as suas causas e as relações existentes entre esses fenômenos. Assim, nos auxilia no planejamento das ações do homem sobre o espaço. Aqui na UFRR, tanto a graduação quanto a pós-graduação em Geografia realizam atividades de pesquisa na capital e no Interior.
O mestrado em Geografia tem, além de dissertações defendidas, vários livros publicados sobre a parte física e humana dos municípios. A Geografia foi o curso que me abriu portas desde que me graduei em 1991, culminando com o meu pós-doutorado em 2016.
O conhecimento geográfico nos permite observar, descrever, analisar, interpretar, comparar e explicar o espaço geográfico em suas diferentes escalas. Apesar de ser um desafio, torna-se cada vez mais necessário ensinar Geografia de forma crítica e relacional buscando formar cidadãos conscientes e autônomos, capazes de identificar e transformar as grandes desigualdades sociais que ainda persistem.
Artur Rosa Filho – professor do Departamento de Geografia da UFRR.
Mudança de perspectivas
Cursar Geografia me trouxe uma mudança de perspectiva sobre mundo e como vivemos nele, me levou a ativar a curiosidade sobre as coisas que nos rodeiam todos os dias. A Geografia abraça todas as ciências, é como um elo de ligação entre as exatas, naturais e humanas.
E toda essa diversidade que a Geografia se dispõe a explorar leva-nos, os graduandos, a disputar trabalho com engenheiros, agrônomos e outras ciências. Devido a essa grande concorrência, se faz essencial ter maior dedicação e empenho durante a formação. Ao final do curso espero adquirir experiência na prática do estágio e ao me formar pretendo continuar minha carreira acadêmicos seguindo na linha de pesquisa para contribuir com novas descobertas, seja em instituições e empresas voltadas para a Geografia ou ainda na própria academia que me acolheu.
Aline Duarte Maurício – aluna do 7º semestre do bacharelado em Geografia da UFRR.
Afinidade com a Geografia
Ingressei na graduação de Geografia da UFRR em 2015. Foi um curso que escolhi por afinidade. Foi importante para eu entrar no mercado de trabalho e atuar numa área que gosto. Concluí a graduação em 2018 e ingressei no mestrado em Geografia em 2019. Logo quando defendi a dissertação comecei a trabalhar em uma escola particular, continuei estudando para realizar o concurso e hoje sou funcionária pública pela Secretaria de Educação Estadual de Roraima. Também fui professora substituta do Departamento de Geografia em 2021.
Pâmola Andreia Lemke Walter – egressa do curso de Geografia da UFRR.
Redes Sociais