UFRR inicia construção de usina fotovoltaica no campus Paricarana

Published: Monday, 02 May 2022 15:26 | Last Updated: Monday, 02 May 2022 15:26

O reitor Geraldo Ticianeli realizou na manhã desta segunda-feira (2/5) a assinatura da ordem de serviço  da Usina Fotovoltaica da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A usina terá 1.116 painéis fotovoltaicos e ocupará uma superfície de 2.300 m² na área em frente ao Centro Amazônico de Fronteiras, no campus Paricarana. Sua produção anual de energia será de 656.009,12 kWh.

O valor do projeto é de 2,4 milhões, sendo 2 milhões de emenda parlamentar do deputado federal Antonio Nicoletti e o restante de recursos da UFRR.

A obra, com a conclusão prevista para dezembro deste ano, é composta de 4 módulos com 279 painéis cada. Serão instalados em estruturas metálicas e interligados a dois geradores fotovoltaicos. Estes serão associados a duas subestações de 300 kVA para interligação à rede de média tensão trifásica da UFRR.

“Quando entrar em funcionamento, a usina reduzirá os custos do consumo de energia elétrica na Universidade. Passaremos a utilizar energia limpa e sustentável, de origem solar, uma das mais importantes fontes de energia renovável”, afirma o reitor Geraldo Ticianeli.

A implantação da Usina Fotovoltaica é uma iniciativa de infraestrutura constante do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRR. O projeto configura o início do processo de transformar a universidade em uma unidade de microgeração de energia, bem como geradora local do conhecimento e informações científicas para o tema de energias renováveis.

O uso desta tecnologia proporcionará a redução de custos no consumo de energia da universidade, preservará a concepção arquitetônica do campus, evitando poluição visual e contribuirá com a redução de consumo de óleo diesel, atual fonte de energia primária de quase 100% da energia elétrica consumido em Roraima.

Além destes benefícios econômico e ambientais, a usina será um espaço de formação acadêmica. Conforme o vice-reitor Silvestre Lopes da Nóbrega, o espaço trará uma contribuição importante para formação dos acadêmicos da área tecnológica na UFRR, especialmente os do curso de Engenharia Elétrica, que terão atividades práticas no local.

O curso de Engenharia Elétrica e o Fórum de Energias Renováveis de Roraima, organização que formula propostas de políticas públicas, interlocução e articulação institucional em prol do desenvolvimento energético do Estado, foram importantes no processo de construção do projeto elaborado pela Pró-reitoria de Infraestrutura da UFRR, destaca o vice-reitor.