Professor do curso de Artes Visuais lança obra teatral neste domingo

Published: Thursday, 24 March 2022 14:00 | Last Updated: Thursday, 24 March 2022 14:00

O professor Francisco Alves, do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (UFRR), lançará neste domingo (27/3) a peça teatral “Na mesma rua hojesempre até o amor acabar”. O livro integra as ações do projeto de pesquisa “Cartografias do Teatro em Roraima”, coordenado pelo docente.
A peça apresenta a narrativa dos personagens Amiel, Peter, Durano e Eroni. A ação se passa no Coreto da Praça do Centro Cívico, de Boa Vista-Roraima. Conforme o autor, durante as dezesseis cenas que compõem a obra de 149 páginas, os quatro personagens estão imersos num mistério existencial que aos poucos se desnuda para o leitor.
A obra poderá ser adquirida por R$ 40,00. O lançamento acontecerá no Anfiteatro da Orla Taumanan, centro de Boa Vista, a partir das 19h, como parte da programação promovida pelo Fórum de Artes Cênicas de Roraima para comemorar o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro.
Segundo o autor, o projeto “Cartografias do Teatro em Roraima”, cadastrado na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG/UFRR), tem como objetivo pensar a produção teatral, dramatúrgica e performática de Roraima.
De acordo com o professor Francisco, todos os esforços que faz nas áreas de ensino, pesquisa e extensão se articulam à demanda profissional de pensar a história do teatro em Roraima.
“As dificuldades são grandes no tocante à construção de uma historiografia teatral localmente referenciada. No entanto, o trabalho coletivo e de diálogo com pessoas da sociedade roraimense, tais como atores, diretores, professores e outros pesquisadores, tem contribuído de maneira efetiva para a construção de um pensamento crítico sobre as artes cênicas em Roraima”, afirma Francisco.
O professor atua no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da UFRR e orienta o mestrando Marcelo Perez, que está desenvolvendo uma pesquisa sobre a produção teatral em Roraima e questões identitárias.
Além disso, está fazendo um pós-doutorado com o título “O teatro em Roraima: territorialidades e trânsitos simbólicos”, sob a supervisão do professor Acir Dias, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOEST).
Recentemente participou da organização do livro Teatro do Norte Brasileiro – Roraima, em conjunto com as professoras Ananda Machado (Insikiran/UFRR) e Benedita Martins (UFPA), essa última coordenadora do projeto “Memória da dramaturgia Amazônida”. A coletânea é uma compilação de textos teatrais roraimenses no arco temporal de 1994 até 2020. Para saber mais e baixar o livro, clique aqui.