Roda de conversa aborda criaçao de Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas na UFRR

Published: Thursday, 03 March 2022 08:05 | Last Updated: Friday, 25 February 2022 15:06

Nesta sexta-feira (4/3) os integrantes da ação de extensão Fórum NEABI: Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas no âmbito da Universidade Federal de Roraima (UFRR) promoverão uma roda de conversa on-line sobre a inciativa.
A roda de conversa será transmitida a partir das 18h30, no canal de YouTube do Fórum Neabi. Para discutir o tema “O que é o NEABI? Para que serve e como se faz?” foram convidados Américo Lyra, professor de Relações Internacionais do CCH/UFRR; Mãe Michelle d’Ogum, da Sociedade Africana Nossa Senhora da Conceição e Divino Espírito Santo; Tàta Bokulê, do terreiro Abasà Ngola Ngunzu Tàta Bòkulè; e Paulo Racoski, cientista político do NEABI/IFRR.
A mediação será feita por Jonildo Viana, do curso de licenciatura Intercultural do Insikiran-UFRR e coordenador da ação de extensão.
O objetivo é criar um fórum em formato de rodas de conversas sobre a importância de um Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas no âmbito da UFRR e no Estado de Roraima.
“A proposta de criação, inicialmente, de um Fórum de debates sobre o NEABI é fazer com que seja reconhecido como uma possibilidade concreta de aproximações dos atores sociais que compõem o conjunto da diversidade em Roraima, para posteriormente efetivar-se enquanto um Núcleo dentro da UFRR, que seja composto também por membros da comunidade externa, ou seja, movimentos sociais, religiões de matriz afro, povos indígenas e demais grupos culturais e minorias sociais”, explica o coordenador da ação.
Conforme Jonildo, diante do quadro multicultural de Rorama é importante uma ação de extensão universitária que “possibilite o diálogo intercultural entre esses sujeitos sociais, culturais e políticos no sentido de promover a polifonia e a democratização das falas para nos conhecermos multuamente”.