Curso de História realiza aula pelo Centro Histórico de Boa Vista
Professores e acadêmicos dos cursos de Licenciatura em História da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e da Universidade Estadual de Roraima (UERR) realizaram uma série de passeios pelo Centro Histórico de Boa Vista, durante a primeira quinzena do mês de dezembro.
A atividade, organizada pelo professor Victor Mattioni, contou com o apoio de docentes e Centros Acadêmicos de História da UERR e da UFRR, da Associação Nacional de História (ANPUH-RR), do canal InStoria, e da empresa Makunaima Soluções em Turismo.
De acordo com a professora Hérika do Valle (ANPUH-RR), as atividades práticas proporcionam aos estudantes expandir os conhecimentos que foram aprendidos no âmbito teórico, além de incentivar a atuação do profissional em História, quer seja licenciatura ou bacharelado.
Para as acadêmicas Deborah Sousa (UFRR) e Rebecca de Azevedo (UERR) as atividades de campo proporcionam métodos diferentes para o ensino de História Roraima, compreendendo-a sob várias perspectivas e como isto afeta o tempo presente.
Segundo o professor Victor Mattioni (UFRR), esta aula possibilitou a troca de informações entre professores e acadêmicos, dos quais alguns estavam realizando um passeio pelo centro histórico de Boa Vista pela primeira vez, ainda que tenham nascido e estudado em escolas da capital. Além disso, os passeios auxiliam a integração com outras áreas do conhecimento, como Arquitetura, Geografia, Sociologia, Religião, Economia e Artes Visuais, com o objetivo de estimular práticas transdisciplinares aliadas ao ensino de História.
Na opinião do acadêmico Adão Oliveira (UFRR), o passeio proporcionou um aprendizado sobre a História de Roraima que não lhes fora ensinado na educação básica: “aprendemos sobre detalhes e elementos subjetivos presentes no planejamento urbano e na arquitetura das construções, a exemplo dos estilos das igrejas; símbolos dos poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e culturais; e transformações do espaço por meio da construção de praças e questões sociais, como os fluxos migratórios e a nossa presença na sociedade roraimense”, frisa.
O passeio teve início no Palácio do Governo Senador Hélio Campos, localizada na Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, e percorreu a avenidas Jaime Brasil, Floriano Peixoto, encerrando as atividades no mirante Edileusa Lóz, no Parque do Rio Branco.
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal.
Redes Sociais