Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia do Arquiteto e Urbanista é celebrado hoje

Published: Wednesday, 15 December 2021 08:26 | Last Updated: Wednesday, 15 December 2021 08:26

Nesta quarta-feira (15/12), é celebrado o Dia do Arquiteto e Urbanista, uma profissão essencial na sociedade. Na Universidade Federal de Roraima (UFRR), o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo foi implementado em 2006.2 e tem a duração de cinco anos. Atualmente, conta com 208 graduandos e já formou 194 profissionais. 

Segundo a professora Graciete Guerra da Costa, o arquiteto e urbanista é um profissional de múltiplas habilidades e deve ter conhecimento sobre diversas áreas, como geometria, história, arte, matemática, música, medicina, psicologia e até astronomia.  

“Diferente de muitas profissões, esse profissional não é especializado em um único tema. Ele amplia os conhecimentos para atender as diversas demandas da sociedade e carrega uma responsabilidade social muito grande”, explicou. 

A docente ressaltou que o curso de Arquitetura e Urbanismo na UFRR está em ampla expansão, realizando diversos projetos de interesse social, construindo novos laboratórios e participando ativamente dos anseios da sociedade roraimense. 

 

Pluralidade na profissão - Cursando o 5º semestre de Arquitetura e Urbanismo na UFRR, Ana Cecília Magalhães conta que decidir o que iria cursar foi uma tarefa complexa, mas tinha em mente que gostaria de ter uma profissão que a permitisse explorar bastante. “Nesse sentido, a arquitetura é uma pluralidade de áreas. Então, esse foi meu estímulo inicial”, disse. 

A estudante afirmou que se identifica com a área de urbanismo, visto a diversidade de atividades que podem ser realizadas, como a criação de plantas de bairros e cidades, atuação na preservação do patrimônio cultural e natural, além de reformas de edificações. 

“Após as vivências na universidade, o dever social da arquitetura e do urbanismo tornou-se mais nítido. O foco da profissão não é realizar projetos de residências esteticamente atraentes, mas elaborar um planejamento que tenha impacto positivo no bem-estar da sociedade. Esse fator está presente tanto na disposição do mobiliário em um espaço, quanto na iluminação e pavimentação de uma rua”, enfatizou. 

Em relação ao futuro da profissão, Ana Cecília espera que o contexto da pandemia da Covid-19 influencie na atuação da profissão, como a maior valorização da ventilação natural nos ambientes e a ampliação de espaços públicos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página