Pibid Letras realiza evento sobre africanidades e combate ao racismo
O projeto de extensão Com a palavra o escritor e o leitor do PIBID Letras, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), realiza o minicurso Africanidades, literaturas e minorias sociais no combate ao racismo e à violência contra a mulher. O evento ocorre de forma virtual, teve início no dia 22 de novembro e encerrará na próxima sexta-feira (26).
O minicurso recebeu 83 inscritos no mês da Consciência Negra. O projeto é oriundo do grupo de pesquisa Africanidades, literatura e minorias sociais da Universidade Federal de Roraima (UFRR), liderados pelas professoras Rosidelma Fraga e Veronica Prudente. Todos os mestrandos e graduandos que ministram as falas da programação participam do grupo de pesquisa.
O grupo espera que este minicurso seja um dos espaços para debates sobre violência contra a mulher, sobre a invisibilidade de mulheres negras, sobretudo de combate aos vários tipos de racismo e à injúria racial, além de valorizar a cultura africana e promover oportunidades de leituras de obras representativas sobre minorias sociais como: Insubmissas lágrimas de mulheres de Conceição Evaristo, Nickete de Paulina Chiziane, Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo (obra que integra o conteúdo do Vestibular 2022 da UFRR), Amor Amante de Rosidelma Fraga, Movejo de Sony Ferseck e obras da amazonense Violeta Branca, dentre outras pertinentes para debater sobre a temática proposta.
Redes Sociais