Coletivo Plac embeleza o campus Paricarana com seus murais
Em vários blocos da Universidade Federal de Roraima, as paredes estão ganhando novas cores e ficando mais bonitas. Este é o resultado do trabalho criativo do Coletivo Plac: os Carimbadores Malucos, integrado por alunos de vários cursos da UFRR e também do IFRR.
O nome do grupo é uma referência à música O Carimbador Maluco, de Raul Seixas. Além de novos murais, a turma do Coletivo Plac está revitalizando trabalhos realizados em anos passados no campus Paricarana. As ações são coordenadas pela professora Leila Baptaglin, do curso de Artes Visuais da UFRR.
“No momento, finalizamos a parte de restauração dos murais da UFRR feitos entre 2014 e 2018 como parte do projeto Arte no Campus e fizemos novas obras. Esta é uma ação que permite aos estudantes aperfeiçoar os seus talentos como pintores e ajuda a divulgar a arte urbana em Boa Vista”, afirma a professora, explicando que os trabalhos do coletivo são realizados com recursos próprios ou apoios pontuais.
Além de Leila, participam do Coletivo Plac os estudantes Daniel dos Santos Pereira, Floralice Barreto Oliveira, Júlia Stephane Nunes Maciel (Comunicação Visual IFRR), Kenaldy de Souza Alves (Engenharia Elétrica), Laryssa Vilela Gomes, Lara Dayne de Souza Rodrigues (Bolsista Letras), Ludmila Victoria Silva de Faria, Naiane Alberto Ribeiro, Quetsia Alves Mota, Rafaella Luiza Antunes da Silva, Raquel Araújo Rocha (Comunicação Visual IFRR), Sofia Fagundes Araújo, Thalia Gabriely Sousa de Freitas, Wilson Gabriel da Cruz Neto e Vando de Freitas da Silva.
A estudante Floralice Barreto Oliveira conta que entrou no Coletivo Plac em 2019, logo após participar do Grafita Roraima, evento que é organizado pelo curso de Artes Visuais da UFRR anualmente. “Me aproximei de outros artistas e pessoas apaixonadas por Arte Urbana. O Coletivo Plac me proporcionou experiências nesse ramo e laços afetivos com outros integrantes. Todos colocam um pouco da sua poética em cada trabalho realizados juntos. Através do Plac enriqueci meu portfólio e tive outras oportunidades trabalhando com arte no muro, seja comercial ou sendo mediadora de Arte Urbana. O trabalho do coletivo não é apenas transformar o ambiente a sua disposição, mas unir mentes e corações em uma poética única a partir do muralismo”, afirma a artista.
Os Carimbadores Malucos não limitam seu raio de atuação às paredes da UFRR. Já fizeram murais em abrigos de migrantes, escolas, ONGs e no estúdio da TV Universitária.
Origens - O Plac surgiu a partir do projeto de extensão “Poéticas e Linguagens Artísticas Contemporâneas: as transformações dos saberes urbanos pelos processos migratórios” e configura-se hoje também como um coletivo de arte urbana. É vinculado ao curso de Licenciatura em Artes Visuais e ao Grupo de estudos e pesquisas em Patrimônio, Arte e Cultura na Amazônia (GPAC).
Para saber mais sobre as ações do grupo, acesse seus perfis no Instagram e no Facebook.
Redes Sociais