Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Parabéns ao Engenheiros Civis pelo seu dia

Published: Monday, 25 October 2021 07:55 | Last Updated: Monday, 25 October 2021 12:28

Hoje é o Dia Nacional do Patrono da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil.
Instituída pela lei 13.359/2016, a data comemora o dia da beatificação de Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, que durante muitos anos foi o responsável pela construção do Mosteiro da Luz, na cidade de São Paulo. Esta obra foi considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Na Universidade Federal de Roraima (UFRR), a data também é motivo de comemoração. Para falar de suas impressões sobre este dia e sobre a sua formação, convidamos profissionais formados em nosso curso de Engenharia Civil.
Acompanhe a seguir e lembre-se: se conhecer algum engenheiro ou engenheira, mande aquele parabéns bonito pelo seu dia.

UMA JORNADA DESAFIADORA
Meu nome é Pedro Alves da Silva Filho. Sou engenheiro civil, egresso da turma de 2000.2 do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Natural de Roraima e hoje professor adjunto do Departamento de Engenharia Civil, estou exercendo atividades na docência e na coordenação do curso. As mudanças que a profissão de engenheiro civil trouxe na minha vida pessoal e profissional nesses 20 anos de formado são inúmeras, algumas positivas e outras negativas, mas as positivas superam as negativas. Do ponto de vista profissional foi muito desafiador nos primeiros 10 anos de formado, onde atuei na área de saneamento, tanto na elaboração de projetos técnicos, quanto na fiscalização de obras públicas em todo o Brasil. Antes da minha chegada na UFRR, era servidor da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), desempenhando minhas funções nos estados de Roraima e depois no Rio Grande do Norte. Digo que foi desafiador pelo fato de estar sempre em constantes desafios no sentido de projetar, dimensionar projetos na área de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos e também na fiscalização de obras em muitos estados do Brasil. Cada viagem de acompanhamento de obras públicas eram aprendizados que somavam na minha formação profissional. Os pontos negativos foram poucos, acredito que surgiram na atuação da carreira docência. Ensinar carece de gostar da profissão, como também é válido para qualquer profissão gostar do que faz e exerce. O processo ensino-aprendizagem, quando é realizado com dedicação e carisma, a atuação do profissional docente, as atividades e os anos passam sem que percebamos. O amor à profissão traz ao profissional o êxito na sua área de atuação. Mas a docência tem muitos desafios no cotidiano, no processo de ensino-aprendizagem, e isto, gera uma competitividade, o que muitas vezes, não é muito salutar ao profissional. Acredito que seja esse o ponto negativo. Aprendi e gosto da docência, amo a engenharia civil e socializar os saberes faz parte dessa profissão tão desafiadora que é ser professor!

Pedro Alves da Silva Filho, professor do curso de Engenharia Civil da UFRR.

REALIZAÇÃO
Nesta data me sinto realizado, pois o curso de Engenharia Civil me proporcionou conhecimento e novos horizontes em todas as áreas e segmentos de atuação, abrindo-me assim um leque de oportunidades e a certeza de encontrar soluções para os problemas.
Ser engenheiro civil é ser capacitado para projetar, gerenciar, supervisionar e executar obras de arte. Essa é a minha profissão: engenheiro civil.

Melquisedek Menezes, engenheiro civil formado na UFRR.

 

 

EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS
A engenharia me escolheu desde o primeiro dia de aula e fazer Engenharia Civil na UFRR me proporcionou as melhores experiências, aprendizados e desafios.
Atuar na engenharia me fez um ser humano melhor, pois saber que suas ações tem o poder de mudar o mundo faz com que você faça sempre o seu melhor, porque seu trabalho realiza sonhos, transforma a vida da sociedade e, acima de tudo, proporciona melhoria de vida para as pessoas.
A Engenharia Civil foi apenas o primeiro passo. Depois vieram duas especializações, com as quais me tornei perita e avaliadora de imóveis e especialista em gerência e qualidade de obras. Em seguida, conquistei mais uma atribuição: me tornei engenheira de Segurança do Trabalho. Tudo está nas mãos da engenharia e ser parte da mudança me incentiva diariamente a buscar sempre por mais conhecimentos e desafios na área.
Atualmente, sou conselheira titular e vice-presidente no CREA RR, realizo palestras, atuo na construção civil e sou acadêmica de Engenharia Elétrica na UFRR.

Vitória Santos Araújo, engenheira civil formada na UFRR.

ORGULHO DA CAMINHADA
Sou engenheira civil formada pela UFRR há 6 anos. Foi nesta mesma instituição que obtive o título de mestra e atuei como professora. Hoje, tenho a minha própria empresa, trabalho ao lado de uma grande amiga que também foi aluna daqui e sou professora substituta no IFRR. Ao olhar para trás, tenho muito orgulho da caminhada até aqui. Hoje tenho o privilégio de dizer que faço parte deste time de profissionais que atuam arduamente para a realização de mudanças na sociedade e no cenário em que vivemos, considerando cada aspecto da tecnologia, inovação e sustentabilidade em seus projetos e construções. Neste dia tão especial, aplaudo de pé os professores do curso de Engenharia Civil da UFRR e cada engenheiro civil que dedica minutos em prol da evolução e valorização de sua profissão!

Márcia Severino da Costa, engenheira civil e mestra em Recursos Naturais pela UFRR.

 

CONSTRUTORES DA NAÇÃO
Relembrar é viver e ter estudado na UFRR, no curso de Engenharia Civil, é lembrar de vários anos de estudos, de amizades, de aprendizado, de lutas e muitas conversas com professores. Ninguém falou que seria fácil, mas foram anos prazerosos. Construí nesse período um coração de mãe, pois conheci nesse período a maternidade. Hoje sou grata por tudo que vivi.
O curso de Engenharia Civil, propiciou a abertura de várias portas nas quais pude exercer a profissão de engenheira com dedicação e orgulho.
Ser engenheiro civil é ser um construtor de toda uma nação.

 Elizangela Rodrigues, engenheira civil formada na UFRR.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página