UFRR recebe a visita do embaixador de Portugal
Neste sábado (02/10) a Universidade Federal de Roraima (UFRR) recebeu a visita de Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil, e da vice-cônsul de Portugal em Belém (PA), Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro.
A visita teve três momentos: a apresentação do projeto “Forte de São Joaquim”, feita pelo professor Alcir Gursen de Miranda, seguida de considerações do embaixador e do reitor Geraldo Ticianeli e do vice-reitor Silvestre da Nóbrega. Também houve a apresentação da diretoria das Comunidades Portuguesas no Norte do Brasil. As atividades foram realizadas no Salão Nobre da instituição.
Além disso, foi realizada uma reunião no Gabinete do Reitor, com a participação do embaixador, do reitor, do vice-reitor e do pro-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Marcos Vital. O grupo iniciou as tratativas de ações de cooperação da UFRR com o Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa e com universidades de Portugal.
O Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa promove externamente a língua e cultura portuguesas, estabelecendo programas de apoio em universidades estrangeiras. Entre as ações, se destaca a Cátedra Camões que visa assegurar a investigação e o ensino em múltiplas áreas disciplinares e multidisciplinares, nomeadamente as de Linguística, Literatura e outras Artes, História e Estudos Pós-coloniais, de forma a revelar o estatuto do português enquanto língua de ciência e de cultura.
As universidades em Portugal estão entre os rankings mais respeitados do mundo, como o QS World University Rankings, o Academic Ranking of World Universities — ARWU (mais conhecido por Ranking de Shanghai) e o Times Higher Education World University Rankings (ou o THE Ranking).
Nos próximos dias, a UFRR deverá encaminhar a Embaixada de Portugal a lista de áreas de interesse institucional para que uma agenda de ações seja construída conjuntamente.
Redes Sociais