Projeto de extensão do curso de Letras é selecionado em edital nacional

Published: Wednesday, 22 September 2021 14:33 | Last Updated: Wednesday, 22 September 2021 14:33

O projeto de extensão Clube de Leitura Jovem Adulto foi aprovado na seleção do edital  “Igualdade de Gênero na Educação Básica”, financiado pelo Fundo Malala e lançado pela Ação Educativa, uma associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, da cultura e da juventude, na perspectiva dos direitos humanos. Com isso, a iniciativa passou a integrar um banco de dados nacional, do qual fazem parte outros projetos educativos que versam sobre questões de gênero.

O projeto de extensão é vinculado à Diretoria de Extensão da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Participam das atividades, majoritariamente, alunos da Universidade oriundos dos cursos de Letras, Matemática, Relações Internacionais, Antropologia, Geologia, História, Jornalismo e Direito.

Funcionando desde março de 2018, o projeto é coordenado pela professora Martha Júlia Martins de Souza, do curso de Letras/Português-Inglês e do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da UFRR.

O clube é voltado para a leitura de livros em inglês do gênero YA  (young adult/jovem adulto).  Os encontros do Clube aconteciam sempre na última semana de cada mês, de forma presencial, nas dependências da própria universidade.  Entretanto, em decorrência da pandemia de Covid-19, os encontros do Clube foram adaptados ao formato remoto.

Aprovado neste edital, agora o projeto Clube de Leitura YA fica disponível em um banco de dados nacional para todos aqueles que tiverem interessem em aplicar a ideia em outras partes do país. O banco de planos de aula é uma construção coletiva, que tem contribuições de docentes, pesquisadoras/es e coletivos de vários lugares do Brasil.

Para consultar o banco de dados e conhecer como é realizada a ação Clube de Leitura Jovem Adulto, clique neste link.