Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Passeio Ciclístico dos 32 anos da UFRR será nesta sexta-feira

Published: Friday, 10 September 2021 08:55 | Last Updated: Friday, 10 September 2021 08:57

‘Levanta e pedala’, é com este tema que a Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizará nesta sexta-feira (10) um passeio ciclístico comemorativo aos seus 32 anos de fundação. Servidores e alunos participarão da atividade esportiva que terá aproximadamente 9km de percurso. 

A programação integra as comemorações de aniversário da instituição, com o tema “UFRR 32 anos – Celebrando a história e planejando o futuro”. Entre setembro e novembro deste ano, serão realizadas diversas ações esportivas, acadêmicas e culturais. 

A concentração do passeio ciclístico será às 16h30 na ciclovia da UFRR, próximo ao prédio do Instituto Insikiran, ao lado da entrada pela avenida Venezuela. Os(As) participantes têm idade igual ou superior a 18 anos e estão imunizados(as) contra a Covid-19.  

Inicialmente, foram ofertadas 40 vagas, mas o quantitativo foi ampliado conforme a nova legislação sanitária em vigor, explica Pâmela Adona, membro da comissão organizadora do evento. “Ao total foram inscritos 60 participantes e, com o novo decreto municipal liberando a realização de atividades esportivas para até 100 participantes, conseguiremos atender a todos os inscritos”, destaca. 

Paixão pelo pedal - Ciclista, Pâmela Adona é técnica em assuntos educacionais da UFRR, lotada na Pró-reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), desde 2019. Ela conta um pouco de sua história com o esporte.  

“Após minha última gravidez, em 2013, fiquei com sobrepeso e tive que adquirir novos hábitos. Comecei a praticar atividade física regulamente e, com isso, melhorar minha qualidade de vida. Meu esporte favorito era a corrida, porém em 2020 acabei me lesionando. Por incentivo do meu esposo, fui convidada a conhecer o ciclismo. Eu tenho que confessar que cada pedal é um desafio diário. O ciclismo tem mudado a minha vida positivamente, e acredito que possa mudar a vida de muitas pessoas. Então: Levanta e Pedala”, convida. 

 

Pâmela Adona com sua bike e em momento de pedal com a família. Fotos: Arquivo pessoal

Acadêmica do primeiro semestre do curso de Relações Internacionais, Thaís Adrielly, 21 anos, também é adepta do ciclismo. O esporte entrou em sua vida em 2016, após precisar amputar a perna direita em decorrência de um câncer, depois das sessões de quimioterapia. 

“Minha relação com o ciclismo começou logo após minha amputação devido a um osteossarcoma distal de alto grau no fêmur direito com metástase pulmonar (câncer). Eu sempre acreditei que o esporte tem o poder de transformar e nos reinventar, então através do ciclismo eu me reinventei. Esporte é vida que se movimenta!”, conta Thaís. 

A aluna conta que o ciclismo também foi uma forma de inclusão. “O ciclismo tem um poder muito grande de inclusão, o ciclismo não olha sua deficiência, ele olha sua capacidade. Então se você é capaz, você faz. Sem mais! A sua mente é sua maior limitação. Atualmente, o ciclismo representa para mim vida, liberdade, saúde e inclusão”, reflete.  

  

Thaís Adrielly: "o ciclismo representa para mim vida, liberdade, saúde e inclusão”. Fotos: Arquivo pessoal

Passeio ciclístico - O passeio tem a finalidade de confraternização, não sendo estimulada a competição entre os(as) participantes. Equipamentos de proteção individual, como capacete, luvas, luzes de segurança e colete reflexivo, assim como a bicicleta, vestuário e garrafa ou equipamento específico para hidratação, são de responsabilidade do(a) participante. 

Cada ciclista realizará o percurso mantendo uma distância indicada, sem contato direto com os demais participantes, obedecendo as normas de segurança no trânsito, mantendo-se sempre no trajeto indicado, pela ciclovia ou nos espaços indicados dentro do campus. 

O evento seguirá todas as recomendações relacionadas às medidas de prevenção e combate a Covid-19, sendo obrigatória a utilização de máscaras de proteção facial, cobrindo o nariz e a boca de todos os participantes, disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos e número de inscrições limitado, para garantir a distância mínima de um metro entre os servidores. 

 32 ANOS DA UFRR - ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DAS COMEMORAÇÕES.

registrado em:
Fim do conteúdo da página