Live sobre Direitos Humanos e pessoas surdas migrantes é nesta quinta

Published: Tuesday, 31 August 2021 11:41 | Last Updated: Tuesday, 31 August 2021 11:41

O projeto “Acessando Direitos: assistência jurídica a surdos migrantes” realiza, nesta quinta-feira (2), a live Direitos Humanos e a pessoa surda migrante. A atividade começará às 17 horas (horário de Boa Vista) e será transmitida pelo canal do YouTube do Programa MiSordo. As inscrições serão realizadas no momento da live.

O "Acessando Direitos" integra o Programa de extensão Migrante Surdo – MiSordo da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em parceria com o Programa TILSJUR (Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais na esfera jurídica e policial) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Com o objetivo de discutir sobre o acesso aos Direitos Humanos pela comunidade surda venezuelana e apresentar as ações realizadas pelo projeto, as palestrantes convidadas serão Silvana Aguiar dos Santos (coordenadora do Programa TILSJUR e docente do curso Letras Libras/UFSC), Angélica Ribeiro (assistente jurídica/PUC-SP), Laís Priscila Almeida (discente do curso Letras Libras/UFRR) e Paula Bernardes (discente do curso Letras Libras UFRGS).

O projeto “Acessando Direitos”, coordenado pela professora Thaisy Bentes e Angélica Ribeiro, foi criado na perspectiva de colaborar com as necessidades apresentadas pela comunidade surda migrante: dificuldade no acesso aos Direitos Humanos; necessidade de assistência, orientação, pareceres jurídicos e informações em sua língua de uso sobre direitos e deveres no Brasil. As ações do projeto visam, também, contribuir com as políticas e a visibilidade das especificidades no acolhimento e proteção deste grupo.

O projeto, que envolveu professores, tradutores, intérpretes, discentes e advogadas, teve início em março deste ano realizando atendimentos de forma remota, devido a pandemia de Covid-19, por meio de videoconferências e mensagem de whatsapp, nas línguas de uso dos surdos migrantes, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua de Sinais Venezuelana (LSV).

Conheça as redes sociais do Programa:

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC5uOG_X7a77_7yYL7xgTeIQ

MiSordo: https://www.facebook.com/MiSordo-Programa-Interinstitucional-de-Apoio-a-Migrantes-Surdos-104244871393559

Instagram: @programamisordorr