Curso de Artes Visuais promove conferência on-line Paulo Freire desde Recife

Published: Tuesday, 31 August 2021 13:34 | Last Updated: Wednesday, 01 September 2021 15:37

Nesta quarta, 1⁰ de setembro, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) promove a conferência “Paulo Freire desde Recife”, com participação da professora Ana Mae Barbosa. A atividade será transmitida no canal da UFRR (https://youtu.be/M0hl0czQ2pY), a partir das 15h.

O objetivo da conferência é proporcionar ao público um momento de reflexão sobre a contribuição do pensamento do educador Paulo Freire para o ensino de arte.

Ana Mae Barbosa é professora de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA). É uma das principais referências brasileiras em arte-educação e, embora já aposentada, ainda é disputada pelos alunos da instituição como orientadora. Desenvolveu, influenciada diretamente por Paulo Freire, o que chamou de abordagem triangular para o ensino de artes, concepção sustentada sobre a contextualização da obra, sua apreciação e o fazer artístico.

A conferência é promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Cruviana: Educação, Arte e Intercultura e pelo Programa de Extensão Laboratório de Práticas Educativas e Criação em Arte (Lapeca). Está vinculada ao Plano de Ensino da disciplina Eletiva do Curso de Artes Visuais Licenciatura “AV46 Tópicos Específicos de Ensino da Arte I” ministrada pela professora Ivete Souza da Silva.

Outros setores envolvidos na organização são as coordenações dos cursos de Licenciatura em Música e em Artes Visuais, o  Centro de Comunicação Social, Letras e Artes Visuais  (CCLA). A atividade conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEduc/UFRR) e da Rádio e TV Universitária da UFRR.