Dia do Psicólogo: UFRR completa 15 anos formando profissionais na área
Nesta sexta-feira, 27 de agosto, comemora-se o Dia do Psicólogo. A celebração acontece desde 1962, quando a lei nº 4.119, que regulamentou a profissão do psicólogo no Brasil, foi aprovada. Neste mesmo ano, o parecer 403 do Conselho Federal de Educação estabeleceu o currículo mínimo e a duração do curso universitário de Psicologia.
Na Universidade Federal de Roraima (UFRR), o curso de bacharelado em Psicologia faz aniversário no próximo dia 9 de outubro. Em 2021 a graduação completará 15 anos de ingresso da primeira turma e quase 10 anos da conclusão de curso dos alunos pioneiros.
Desde a primeira formatura, o curso contabiliza 194 psicólogos formados. Conta atualmente com 253 discentes ativos/matriculados e nove professores efetivos. Destes, oito docentes sou doutores na área, alguns com pós-doutorado, e um professor está concluindo o seu doutorado.
Nestes 10 anos de condução de profissionais ao mercado de trabalho, o curso de Psicologia da UFRR tem contribuído para a sociedade boa-vistense, roraimense e brasileira com profissionais comprometidos e atuantes, destaca a professora Socorro Lacerda Gomes, coordenadora do curso.
Para comemorar a passagem da data na UFRR, trouxemos depoimentos de alunos, graduados e docentes do curso apresentando a sua visão da carreira e a importância da mesma em suas vidas. Confira a seguir:
Sou João Victor Amorim, aluno do curso de Psicologia da UFRR no primeiro semestre, ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Tenho 18 anos e muitos sonhos, dos quais um estou realizando: a universidade. Claro que a Psicologia faz parte disso, até porque eu sempre quis ter uma formação que me desse a oportunidade de compreender e ajudar o próximo, assim como a mim mesmo. Usando a Psicologia como lente, com suas propriedades tão vastas e profundas, consigo enxergar no mundo, em mim e no outro, as cores da humanidade.
Sobre ser um futuro psicólogo, creio que esse papel seja sobre abordar as sensibilidades, as entrelinhas dos contextos em que estamos inseridos e a partir disso trabalhar em grandes processos que fazem parte da vida das pessoas.
João Victor Amorim – aluno do 1º semestre do curso de Psicologia.
Cursar Psicologia foi uma das mais importantes decisões em minha vida pelo reconhecimento e pelo reflexo positivo que meu trabalho possa trazer para a sociedade.
Idelcira Maria Berredo dos Santos - aluna do 10º semestre do curso de Psicologia.
O encontro com a Psicologia foi inesperado e muito feliz. O que perpassou, de algumas pessoas próximas a mim, falarem que essa área era a minha cara e que eu deveria tentar cursar esse caminho, até um contato com teorias muito vivas, através de professores que transpiram ideias de autores mortos há décadas, séculos, e por vezes, mais de um milênio. Assim conheci um pouco de Freud, Skinner e, para minha grata surpresa, Foucault e Benjamin, além de muitos outros, como Heráclito. Dessa forma aprendi que a Psicologia não é uma, mas sim várias psicologias com abordagens distintas, como indica Bock.
Com outras composições de experiência durante o curso, pude aprender também que a atuação do psicólogo pode se desdobrar na elaboração de políticas públicas que respeitem a heterogeneidade dos sujeitos, como indicam Paulon e Romagnoli, e não os descaracterizem daquilo que eles são ou podem vir a ser, e em práticas mais localizadas, sendo um continente, como indica Bion, para fornecer um espaço e uma escuta qualificada para receber as angustias e sofrimentos daqueles que precisem. A partir desse caminho de aprendizado e muitos encontros, continuarei aprendendo e conhecendo mais sobre as psicologias, e em breve, como psicólogo.
João Lucas Mathias - aluno do 10º semestre do curso de Psicologia.
O papel do psicólogo(a) é de grande responsabilidade e importância na sociedade. Pelo fato de ser um trabalho complexo o que desempenha, temos que aludir o compromisso e a dedicação demonstrada durante esse período que estamos vivenciando de pandemia para a manutenção da saúde mental e do bem-estar da população.
Professora Nilza Pereira de Araújo – Diretora do Centro de Educação (Ceduc) da UFRR.
Ao rememorar meu trajeto de vida a partir das séries iniciais até chegar ao ensino médio vejo um longo tempo de aprimoramento que culminou na definição de uma profissão. Momento de indefinição entre Serviço Social, Psicologia e Cooperativismo. Indefinição? Hoje, percebo que não. Em qualquer dessas profissões, meu material de trabalho seria o ser humano. Não que em todas as profissões este não esteja lá, implícito ou explícito. Mas, dou-me ao direito de acreditar que o que eu buscava, sem me dar conta, era o caminho da compreensão do vínculo e suas nuances.
Superação, reinvenção, novas formas de cuidar de si e do outro, é o que se pode oferecer de mais singular. É isto que a Psicologia e o psicólogo oferecem: a cada um e a todos, em qualquer abordagem teórica, em todos os ambientes de trabalho e para todas as idades.
Professora Maria do Socorro Lacerda Gomes – Coordenadora geral do curso de Psicologia da UFRR.
Fui adotada pela terrinha em 1995 e desde esse ano até agora muita coisa mudou. Nesse ano os psicólogos atuantes no estado de Roraima podiam ser contados com os dedos das mãos. Provavelmente a escassa presença desse profissional e de outros profissionais no estado de Roraima se devia ao fato do antigo território ter virado estado havia poucos anos. Depois de 26 anos esse panorama mudou significativamente, pois há no estado alguns cursos de formação em Psicologia. Estes profissionais atendem as inúmeras demandas nos âmbitos da saúde, escolar e do trabalho e nos contextos sociais.
Muitos profissionais formados no curso de psicologia da UFRR fazem parte dos quadros de profissionais do estado e município, principalmente na área da saúde. Ainda é necessária sua inserção no âmbito escolar, onde os profissionais têm muito a contribuir. Hoje, quando se comemora o Dia do Psicólogo, só posso falar parabéns a todos esses profissionais psicólogos e aos acadêmicos de Psicologia pela escolha de tão nobre profissão, que em linhas gerais busca a construção de um mundo melhor para todos.
Professora. Soraya I. Ramirez Moreno Fabian – Coordenadora pedagógica do curso de Psicologia da UFRR.
A Psicologia nos proporciona, para além de um saber teórico contextualizado, uma nova forma de ver e conhecer a realidade. A partir do momento em que se escolhe ser psicólogo, independente da área e da abordagem, escolhe-se também estar disposto a encontrar novos ângulos, questionamentos e atuações.
A experiência de ser psicóloga, para mim, e mais ainda de estar vivenciando a docência em Psicologia me traz uma série de desafios, mas também um enriquecimento pessoal, o qual utilizo para me reinventar profissionalmente e individualmente, como promotora de conhecimentos e de pensamentos atrelados a uma visão autônoma e crítica.
Professora Violeta de Lys Santana de Castro – egressa do curso de Psicologia da UFRR.
Entrei no curso de Psicologia da Universidade Federal de Roraima em 2009 e me formei no ano de 2014. Foram 5 anos e meio de muito estudo, dificuldades, choros, conquistas e aprendizado. Não foi fácil, longe disso, mas imensamente gratificante e enriquecedor para a profissional que sou hoje. Minha trajetória profissional é composta por ser servidora efetiva do Estado de Roraima como psicóloga, ter sido Coordenadora do Conselho de Psicologia no CRP/20 seção Roraima e atualmente estou cursando pós-graduação (mestrado) na Universidade de São Paulo – USP em Ribeirão Preto.
Mestranda Rayssa Helena de Souza Lemos – Egressa do curso de Psicologia da UFRR.
Redes Sociais