Capacitação para pais/cuidadores de crianças e adolescentes com transtorno do Espectro Autista-TEA
O Curso de Psicologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR) ofertará atendimentos, em formato remoto, voltados ao treino e/ou capacitação de pais e/ou familiares cuidadores de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O contexto da pandemia inviabilizou atividades de estágio de modo presencial e, com isso, a oferta de algum serviço ou atendimento na área da psicologia escolar e/ou educacional. Atividades no formato presencial colocariam em risco os discentes do Curso de Psicologia da UFRR e os usuários dos serviços.
A pandemia do coronavírus e o isolamento social demandaram uma revisão, adaptação e organização dos sistemas educacionais. Desse modo, no âmbito educacional ficou evidente a necessidade de estabelecer prioridades que estão muito além da execução de um currículo.
Ressaltando o caráter de excepcionalidade do período, foram analisadas possibilidades de intervenção viáveis e pertinentes em psicologia escolar e/ou educacional voltadas a pessoas com TEA a partir de CAPACITAÇÃO E/OU TREINO A PAIS E /OU CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TEA.
Dentro desta proposta observou-se que podem ser ofertadas algumas possibilidades de intervenção, a partir de atividades tais como:
Colaborar com os pais e/ou cuidadores de crianças com TEA auxiliando as famílias a identificar situações problemáticas relacionadas ao TEA, a fim de realizar intervenções dentro do contexto familiar.
Orientar e capacitar/ treinar famílias, na realização de atividades junto às crianças e adolescentes com TEA, para desenvolver atividades de acordo com as suas faixas etárias para o desenvolvimento de habilidades.
Realizar intervenções voltadas à organização das famílias frente às dinâmicas educacionais; e à orientação das atividades escolares.
Realizar mapeamentos com as famílias sobre aspectos do TEA sobre os quais gostariam de ter informações e se aprofundar, ou estratégias de intervenção viáveis no lar. Em relação a temas mais recorrentes, poderão ser ofertadas contribuições em formato de lives ou vídeos.
INFORMAÇÕES RELEVANTES:
Quem realizará as intervenções? Discentes dos últimos anos do Curso de Psicologia da UFRR.
Supervisora das atividades: Professora Dra. Soraya I. Ramirez Moreno F.
Quem pode solicitar o atendimento/intervenção: Pais e/ou cuidadores de crianças e adolescentes com TEA.
Qual o formato das intervenções? Remoto.
Como se inscrever? As inscrições poderão ser realizadas através dos telefones de contato:
Telefone do Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) 095 9917-10722. (Alexandra)
HORÁRIOS DOS ESTAGIÁRIOS |
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Terça-feira |
Quarta-feira |
Quinta-feira |
Sexta
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08:00 a 12:00 |
Joana Soares |
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Emerson |
Joana Soares |
Joana Soares |
Juliana Lima
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Paula Fernanda |
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Daniele Silva de Castro
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Emilly Louise Silva Cordeiro
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Emilly Louise Silva Cordeiro
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Emilly Louise Silva Cordeiro
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Emilly Louise Silva Cordeiro
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14:00 a 18:00 |
Joelson Ferreira
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Joelson Ferreira
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Joelson Ferreira
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Joelson Ferreira
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Joelson Ferreira
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Emilly Louise Silva Cordeiro
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Emilly Louise Silva Cordeiro
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Emilly Louise Silva Cordeiro
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Emerson |
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Paula Fernanda |
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