Instituto de Antropologia da UFRR é revitalizado
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) entregou nesta terça-feira (17/8) mais um prédio revitalizado. Desta vez, a comunidade do Instituto de Antropologia (Inan) foi beneficiada com os serviços de manutenção que estão sendo realizados pelo projeto de revitalização implementado para atender todas as instalações prediais da Universidade.
O propósito do projeto é realizar a manutenção preventiva e corretiva das edificações da instituição, com previsão de término em 2023. Os trabalhos são coordenados pela Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra). A entrega do Inan foi realizada pelo reitor professor José Geraldo Ticianeli e o vice-reitor professor Silvestre da Nóbrega ao diretor do instituto professor José Flores.
“Esse trabalho de revitalização das instalações prediais é muito importante para garantirmos à comunidade acadêmica o retorno às aulas presenciais, no momento oportuno, com mais conforto e segurança. Estamos atuando nos três campi da UFRR. Desde o início do serviço, já entregamos oito prédios revitalizados e estamos com outros em fase de finalização”, destaca o reitor.
Conforme a Proinfra, a revitalização do Inan contou com pintura do prédio; manutenção dos banheiros; manutenção do telhado e do forro; substituição de dispositivos da rede elétrica; e tratamento da junta de dilatação. O trabalho durou cerca de três meses.
O diretor do Inan ressalta que a revitalização se agrega a outros trabalhos realizados recentemente no prédio. “As manutenções recém realizadas no prédio do Instituto de Antropologia são muito importantes e eram muito necessárias. As reformas somaram-se à avaliação estrutural da cobertura do prédio, realizada há alguns meses”, frisa José Flores.
Para o diretor a revitalização contribuirá para um ambiente mais propício ao desenvolvimento acadêmico. “Será um estímulo para o convívio e a interação entre docentes, estudantes e funcionários e contribuirá para a melhora das condições da experiência educacional, tanto no ensino quanto na aprendizagem; e pode motivar professores e alunos a se apropriarem dos espaços do de estudantes”, finaliza.
INAN - O Instituto de Antropologia abriga o curso de bacharelado em Antropologia e o Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGANTS).
A graduação, antes uma habilitação do curso de Ciências Sociais, foi criada junto ao Instituto no ano de 2011 com os objetivos de produzir conhecimento antropológico pertinente à região, e formar novos professionais da antropologia. Atualmente há 9 docentes lotados na coordenação do curso, e 109 alunos matriculados.
Já o Programa de Pós-graduação em Antropologia, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), tem como objetivos proporcionar formação de antropólogos e antropólogas para atuarem como professores e pesquisadores, tanto no âmbito acadêmico como na sociedade em geral; fomentar o desenvolvimento da pesquisa antropológica e fortalecer as áreas afins jaá́ existentes na UFRR. O mestrado em antropologia existe desde 2016 e já formou 23 mestres. Atualmente, conta com 27 estudantes matriculados. O PPGANTS oferece duas linhas de pesquisa: 1) Processos Indenitários e Direitos Diferenciados e 2) Etnografia Contemporânea, Patrimonialização e Urbanidades.
Redes Sociais