Bloco de Medicina da UFRR é revitalizado

Published: Friday, 13 August 2021 14:16 | Last Updated: Friday, 13 August 2021 14:16

Os trabalhos para a melhoria da infraestrutura da Universidade Federal de Roraima (UFRR) não param. O novo espaço revitalizado que a comunidade acadêmica recebeu esta semana foi o do Bloco de Medicina. A entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (13/8), com a presença do reitor da instituição, professor José Geraldo Ticianeli, do vice-reitor Silvestre Lopes da Nóbrega e de outros integrantes da comunidade acadêmica.

A revitalização do bloco, que fica no campus Paricarana, demorou aproximadamente seis meses para ser concluída. A equipe da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) coordenou os trabalhos de manutenção do piso, pintura do prédio e manutenção dos banheiros e da cobertura, além da readequação da rede elétrica e dos laboratórios do curso de Medicina.

De acordo com o reitor José Geraldo Ticianeli, os “investimentos que a UFRR está fazendo na revitalização de blocos e laboratórios têm o propósito de preparar a instituição para o momento em que as aulas voltarem à normalidade. Queremos que depois de tantos meses longe das salas de aula físicas, os nossos professores e acadêmicos se sintam bem recebidos e consigam desempenhar melhor as suas atividades”.

Atualmente, há 502 alunos matriculados no curso de Medicina e 186 alunos no de Enfermagem. Além destes, a revitalização beneficia alunos dos cursos de Ciências Biológicas e do Programa de Mestrado em Saúde e Biodiversidade (PPGSBio), também usuários das salas e laboratórios do prédio.

No bloco, além de salas de conferências, auditórios e salas de estudo, estão alocados os laboratórios de Ciências Básicas e de Habilidades Clínicas.

Na avaliação do professor Julio Fraulob, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que reúne os cursos de Medicina e Enfermagem, a revitalização foi necessária para adequar os espaços às necessidades que surgiram ao longo do tempo e também para melhorar o aspecto geral do local, gerando maior bem-estar e segurança aos alunos, professores e outros servidores, bem como da comunidade que utiliza o espaço.

“A readequação promove melhor qualidade para docentes e discentes, reflete-se em melhores práticas pedagógicas e oferece suporte necessário para o desenvolvimento e desempenho de suas atividades, além de permitir adaptações dos ambientes para cenários de prática”, afirma Fraulob.

Para o professor, quando a UFRR investe neste tipo de ação demonstra preocupação com alunos, professores e técnicos, o que ajuda a melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

“A exemplo da aquisição de novos equipamentos de microscopia, com os quais foi possível produzir o primeiro e-book de histologia do curso de Enfermagem, material utilizado durante o ensino remoto que permitiu aos alunos atingirem os objetivos de ensino propostos, através do uso do atlas digital produzido com novos equipamentos e materiais já instalados no novo Laboratório de Histologia do CCS”, explica o diretor.