Curso de Enfermagem da UFRR comemora dez anos de funcionamento

Published: Friday, 06 August 2021 13:42 | Last Updated: Monday, 09 August 2021 13:15

Na próxima quarta-feira (11/8) o curso de bacharelado em Enfermagem  da Universidade Federal de Roraima (UFRR) completará dez anos de atividades. A data será celebrada durante uma atividade virtual que integra a VI Semana da Enfermagem, realizada de 9 a 13 de agosto.

A transmissão da comemoração começará às 16h e terá palestra do presidente do Coren-RO, Manoel Neri, falando sobre “A Importância da qualidade do curso de Enfermagem para o exercício profissional”. Também será lançado o e-book “Memorial: I Decênio do Curso de Bacharelado em Enfermagem” e haverá entrega de insígnias a diversos homenageados. Durante a cerimônia será exibido um vídeo institucional criado pela Rádio e TV Universitária (RTV).

A VI Semana de Enfermagem da UFRR tem como tema “Enfermagem na linha de frente no combate à pandemia”.  Será um evento totalmente virtual, voltado para a comunidade acadêmica, em especial estudantes e profissionais da Enfermagem.

A programação tem webconferências, palestras, apresentações de trabalhos científicos, comemoração do I decênio do curso de Enfermagem da UFRR e homenagens. Para participar e ficar por dentro da programação, é necessário acessar o link https://even3.com.br/semanaenfermagemufrr2021.

Primeira década - Desde a abertura da primeira turma, o Curso de Enfermagem da UFRR tem contribuído de forma significativa na formação de profissionais para o estado de Roraima. A graduação, que atualmente conta com 209 estudantes ativos, já colaborou para a inserção de 77 profissionais no mercado de trabalho.

Nas últimas avaliações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) obteve conceito 4, colocando em evidência a qualidade da formação de enfermeiros pela UFRR. Atualmente conta com um quadro de docentes formado por 85% de doutores e 15% de mestres.

Os alunos egressos estão inseridos no mercado de trabalho roraimense, tanto na capital quanto no interior do Estado, suprindo uma necessidade nesses locais e fornecendo um profissional ético, crítico e que busca o aprendizado permanente na educação em saúde. Estas são características do próprio método de ensino do curso, que utiliza as metodologias ativas de ensino na formação desse profissional.

“Comemorar um decênio se torna relevante para o curso de Enfermagem da UFRR, pois consolida uma história de trabalho que se iniciou há 10 anos. Podemos contemplar, em tempos de pandemia da Covid-19, que nossos egressos e alunos do internato tornaram-se protagonistas pela atuação corajosa, efetiva e ininterrupta dentro das unidades de saúde, garantindo o cuidado necessário aos pacientes internados nesse momento de enfrentamento ao novo Coronavírus”, afirma o professor Ramão Luciano Nogueira Hayd, coordenador Pró-tempore do curso de Enfermagem.

Memorial - O e-book “Memorial: I Decênio do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFRR” é um registro histórico que marca o contexto do ensino de Enfermagem em Roraima no período de 2011 a 2021. Desde a criação do curso e sua consolidação na região Norte do Brasil, muitos desafios foram enfrentados para que fossem formados novos profissionais.

O e-book reune informações que retratam os esforços dos docentes, técnicos administrativos e discentes no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e gestão.

“Descrever esse período em palavras, em registros imagéticos é perfazer essa trajetória com saudosismo e gratidão pela troca de conhecimento, pelas experiências vividas, tendo a certeza de que estamos no caminho certo. São dez anos de muita história, comprometimento e dedicação”, conta o professor Raphael Florindo Amorim, que organizou o livro juntamente com Cintia Freitas Casimiro, Dalila Marques Lemos e Ane Carine Laurendo de Souza.