Alunos do curso de Medicina da UFRR participam de treinamento em Manaus
Alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR) participam nesta semana de um treinamento sobre ofidismo na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus. O grupo integra o projeto de extensão Snakebite Roraima, coordenado pela professora Manuela Pucca.
O treinamento começou na segunda-feira (28/06) e encerra nesta sexta-feira (2/07). Conforme a professora Manuela Pucca, o objetivo do evento é capacitar profissionais da saúde e acadêmicos de Medicina sobre o manejo dos acidentes ofídicos.
Acidente ofídico ou ofidismo é causado por serpentes, de espécies peçonhentas, ocorrendo quadro de envenenamento decorrente da inoculação de toxinas através do aparelho inoculador (presas) de serpentes, levando a alterações na região atingida. Algumas espécies podem levar a óbito, principalmente se o socorro não for adequado.
Entre os assuntos abordados estão: primeiros socorros, condutas, tratamento, avaliação das complicações, encaminhamento hospitalar e alta, notificação do acidente, recebimento e armazenamento de antiveneno. O treinamento consiste em atividades teóricas e práticas na FMT-HVD.
O treinamento é realizado pelo doutor Wuelton M. Monteiro e sua equipe. Ao todo, 9 acadêmicos participam das atividades: Allan Quadros, Humberto Henrique, Samuel Vieira, Vitória Santos, Vitória Souza, Carla Balenzuela, Rommel Correia, Jamil Casseb e Thaís Prado.
O grupo Snakebite Roraima pretende disseminar o conhecimento adquirido em um treinamento semelhante, a ser realizado no segundo semestre de 2021 na UFRR.
Alunos: Allan Quadros, Humberto Henrique, Samuel Vieira, Vitória Santos, Vitória Souza, Carla Balenzuela, Rommel Correia, Jamil Casseb e Thaís Prado.
Redes Sociais