UFRR renova adesão ao exame nacional de revalidação de diplomas médicos

Published: Wednesday, 23 June 2021 15:05 | Last Updated: Tuesday, 08 November 2022 12:13

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) assinaram um termo de compromisso para renovar a adesão da UFRR ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

Quando uma Universidade se credencia ao Revalida, ela pode ser indicada pelo participante do exame como  a instituição em que seu diploma será revalidado após os exames terem sido realizados pelo Inep. Essa escolha será feita pelo requerente no site do Inep em sua inscrição.

A UFRR poderá também ser indicada pelo Inep para realização das provas, mas até o momento não existe definição sobre a UFRR ser polo aplicador de provas.

COMO É - O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Na primeira etapa, os participantes realizam duas provas escritas: uma objetiva e outra discursiva.

O prazo de inscrições, os procedimentos e critérios para realização das provas e definição de locais de provas de revalidação dos diplomas são de atribuição do Inep e podem ser consultados no site http://revalida.inep.gov.br/revalida/.

Após a divulgação do resultado do exame, cabe a cada universidade pública que adere ao Revalida adotar as providências necessárias à revalidação dos diplomas dos candidatos aprovados.

QUEM PODE FAZER - Para participar, os profissionais formados em medicina em instituições de educação superior estrangeiras devem atender aos seguintes requisitos: ser brasileiro(a) ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil; enviar imagens do diploma (frente e verso), como solicitado pelo sistema de inscrição; e ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.

Além disso, o candidato deve ser portador de diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo de Apostilamento da Haia, regulamentado pela Convenção de Apostila da Haia, tratado internacional promulgado pelo Brasil por intermédio do Decreto nº 8.660, de 29 de janeiro de 2016.

É importante que o participante, antes de efetuar a inscrição, leia o edital e os atos normativos nele mencionados, para certificar-se de que aceita todas as condições nele estabelecidas e que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Revalida

PRAZOS - Os interessados em participar do Revalida devem ficar atentos aos prazos estabelecidos nos editais do Inep. No momento ainda não há uma nova data para outro exame em 2021, somente a conclusão do processo que se iniciou em 2020.