Dia do Químico – Curso da UFRR realizou entrega de sanitizantes ao HGR
18 de junho é o Dia do Químico. Para comemorar a data, a coordenação do curso de Química da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizou, nesta sexta-feira, a doação de produtos saneantes ao Hospital Geral de Roraima (HGR), que tem sido a unidade de saúde referência no tratamento da Covid-19 no estado.
Ao todo, foram entregues 250 litros de saneantes para colaborar no combate à Covid-19, sendo 50L de álcool em gel e 200L de hipoclorito de sódio (água sanitária). “Os saneantes podem ser usados para desinfecção de superfícies e mãos”, explica o coordenador do curso de Química, professor Francisco Panero.
Integram a ação, professores do Departamento de Química e alguns ex-alunos do curso de Química. A iniciativa foi apoiada pela Indústria Sabão Gloria, que doou hipoclorito de sódio.
O químico é um profissional extremamente importante em várias áreas. “Os profissionais de química fazem a diferença no mundo, pois são responsáveis pelo avanço industrial e científico, aperfeiçoam e desenvolvem serviços e produtos de diversas áreas: medicina, cosméticos, medicamentos, construção civil, alimentos, petroquímica, agricultura, etc.”, explica Panero.
O Curso de Licenciatura em Química da UFRR foi criado em 1991. Atualmente conta com 84 alunos matriculados. Ao longo dos seus anos de existência, o curso formou aproximadamente 300 químicos.
Conforme a coordenação do curso, estes ex-alunos atuam na rede pública e privada de ensino, desempenham seu papel nas indústrias locais de sabão, iogurte, sorvetes, sucos, dedetização, bebidas, bem como atuam nas secretarias municipais e estaduais de Saúde, de Meio Ambiente, de Vigilância Sanitária, de Agricultura, na Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), bem como peritos criminais na polícia civil, em hospitais, em laboratórios de análises clínicas e físico-químicas.
“Estes profissionais de química garantem a qualidade e a segurança de tudo que se usa e consome no dia a dia, como a água que se bebe, a pasta de dente que previne caries, o sabonete, o xampu e os produtos de limpeza que usamos em nossas casas, o combustível que nos leva aos lugares desejados, os medicamentos que ingerimos, o álcool em gel que usamos diariamente para eliminar o coronavírus, tudo que nos rodeia é composto de Química”, frisa.
Covid19 - Desde a chegada da pandemia de coronavírus em Roraima, em 2020, o curso de Química da UFRR, através de seus docentes, técnicos e alunos, tem desenvolvido projetos de extensão de suma importância.
Entre as ações está a fabricação de saneantes no combate a Covid-19, na qual foram produzidos mais de 1500L de álcool líquido 70INPM, aproximadamente 1200L de álcool em gel 70INPM e 600L de hipoclorito de sódio para desinfecção de superfícies e mãos. Esse material foi distribuído para os abrigos de idosos, abrigo de adolescentes, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Estadual de Saúde, Hospital Geral de Roraima (HGR), Hospital de Campanha, etc.
Um outro projeto desenvolvido durante a Pandemia foi o combate a fake news, com divulgação de informações científicas e verdadeiras sobre coronavírus e Covid-19, formas de contágio e de desinfecção, entre outros.
Também um curso de produção de sabão caseiro, no qual os alunos produziram sabão em barra e sabão líquido, aproveitando o óleo de cozinha utilizado que normalmente era descartado pela população. Com isso, além de contribuirmos para a minimizar a poluição causada pelo descarte deste óleo, também produzimos materiais para limpeza e desinfecção.
A população acadêmica e a comunidade em geral também contribuem com embalagens opacas que são normalmente jogadas no lixo, para armazenamento do hipoclorito de sódio (água sanitária), além de caixinhas de leite que foram utilizadas como formas para o sabão em barra caseiro.
Outras Ações - Os docentes do Departamento de Química da UFRR, realizam diversas pesquisas e projetos de extensão. Podemos citar:
Educação e ensino de Química, como o uso de filmes, animes, teatro, aplicativos de celulares, TICS, experimentos de baixo custo além de estudos que empregam o solo com o tema gerador na abordagem dos conteúdos de química nos diferentes níveis de ensino em espaços formais e não formal (Museu de Solo de Roraima).
Química de produtos naturais, fitoquímica, biotecnologia, destacando-se a caracterização de substâncias químicas oriundas da fauna e flora do estado de Roraima em atividades biológicas como: antioxidante, antimicrobiana, citotóxica, anti-inflamatória, além de suas interações ecológicas e produção de bioprodutos.
Avaliação de fontes sustentáveis de óleos vegetais e gorduras animais do estado de Roraima.
Bioprospeção de plantas medicinais, voltada ao desenvolvimento de fitoterápicos e fitofármacos.
Bioinorgânica, com ênfase na síntese, caracterização e estudo da atividade bacteriana e antitumoral de novos complexos metálicos.
Química de alimentos, destacando-se a caracterização química de mel e própolis de Roraima, grãos e sementes produzidos em nosso estado tais como, arroz, soja e gergelim, além da composição mineral, centesimal, de vitaminas e outras substâncias químicas presentes em frutos amazônicos: abiu, camu-camu, taperebá, fruta-do-conde, graviola, ingá, jambo, acerola, araçá, açaí, bacaba, buriti, murici, pupunha, cupuaçu, tucumã etc.
Química aquática, qualidade de águas, monitoramento dos recursos hídricos do estado de Roraima.
Instrumentação e Automação em Química.
Química verde e sustentável, Desenvolvimento de Métodos de Análise para o Estudo de Processos Ambientais e da Composição de Alimentos.
Química industrial e análises aplicadas em corantes, alimentos, fármacos etc.
Pesquisa nas áreas de Química Ambiental, Química e Ciência do Solo, Argilas, destacando-se estudos referentes às substâncias húmicas de solos de veredas e lagos das savanas de Roraima (extração, fracionamento e caracterização química).
Assim, a química está presente no cotidiano de toda a população, operando em diversas áreas da sociedade. O curso de Química da UFRR atua sempre na perspectiva de gerar novos conhecimentos que venham a melhorar a qualidade de vida de todos.
Redes Sociais