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Webinário divulga resultados do Relatório de Avaliação Institucional 2020 da UFRR

Published: Monday, 14 June 2021 14:14 | Last Updated: Tuesday, 08 November 2022 12:13

A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Roraima (CPA/UFRR)  promoverá em 2 de julho de 2021 um webinário para divulgar os resultados da Avaliação Institucional 2020.  

A transmissão começará às 10h, no canal da UFRR no Youtube. Toda a comunidade, tanto interna como externa, está convidada a participar enviando questionamentos sobre a Avaliação Institucional 2020, que pode ser lida clicando aqui

Para inscrever-se no canal da UFRR e acompanhar o webinário, acesse este link.

Sobre a avaliação – é uma iniciativa que tem como objetivo detectar as oportunidades de melhorias e potencialidades da UFRR a partir da percepção de sua comunidade. Funciona como uma espécie de raio-X da instituição e contém dados quantitativos e qualitativos.

Os resultados que serão apresentados no webinário foram obtidos a partir da análise das respostas dos questionários de Avaliação Institucional respondidos pela comunidade interna e externa da UFRR.

Além disso, a CPA solicitou aos setores da UFRR informações para compor o documento. Também foram consultados os relatórios e informações disponíveis no site da Universidade.

Realizada entre os dias 8 e 22 de fevereiro de 2021, a avaliação da UFRR teve participação de discentes (presencial, EAD e pós-graduandos), servidores (docentes e técnicos administrativos) e comunidade externa.

O trabalho foi realizado por uma equipe formada pelos docentes Cléria Mendonça de Moraes, Guido Nunes Lopes, Ricardo Alves da Fonseca e Antônio Edilson da Silva Araújo.

Participaram também o técnicos administrativo Edney Veras dos Santos e os discentes Giovanni de Souza Mota, Yano Rodrigues da Silva e Tallon Dimitrius Coutinho de Almeida.

A sociedade civil organizada foi representada por Igor Ivison Almeida Ferreira, Jairzinho Rabelo (UERR/SEED), Hérica Maria Castro dos Santos Paixão (SMEC) e Patrícia Maria Martins do Prado (AHIP).

Conforme dados do relatório, a pesquisa deste ano teve aumento significativo na participação docente e de discentes da graduação EAD. Por outro lado, foi registrado um decréscimo na participação do segmento técnico-administrativo, discentes presenciais e discentes da pós-graduação.

 A seguir, confira uma entrevista feita por internet com a professora Cléria Mendonça de Moraes, coordenadora da CPA. A professora analisou os resultados e a realização dos trabalhos relativos à avaliação.   

Coordcom -  Quais são os principais pontos em que a UFRR avançou em relação ao Relatório de Avaliação Institucional anterior?

Cléria Mendonça de Moraes - De modo geral podemos destacar que a administração superior está mais ciente do papel da CPA como uma ferramenta de gestão para a UFRR. Os resultados foram avaliados e conforme é possível se verificar um plano de melhorias foi idealizado. Gostaria de destacar que houve um retorno da gestão à CPA em formato de um relato institucional e este pode ser acessado pela comunidade interna e externa pelo link disponibilizado no Relatório de Avaliação de 2020. Em relação à elaboração deste relatório não foi observado nenhuma inovação na organização, análise e representação dos resultados.

 

Coordcom -  Ainda conforme o relatório, quais são os principais pontos a serem aprimorados pela instituição?

Cléria - Apesar dos avanços, é importante observar que a UFRR necessita aprimorar a sua infraestrutura de comunicação de modo que ela se torne mais efetiva. Conforme, foi possível se verificar pelos resultados, a instituição necessita agilizar o tempo de resposta tanto para a comunidade interna quanto externa. Portanto, além da infraestrutura física que continua sendo um ponto que merece atenção (reforma e ampliação dos blocos, melhorias no paisagismo dos campi, melhorias na sinalização e iluminação), temos agora em especial oportunidades de melhorias também na infraestrutura de tecnologia digital.

Outro ponto que podemos destacar é referente ao levantamento de dados e informações nos diferentes campi, bem como cursos, centros, núcleos de pesquisas e institutos da UFRR. De modo que o relatório de avaliação institucional possa cada vez mais ter mais dados sobre a universidade e assim aprimorar a sua descrição, e consequentemente, fornecer uma visão mais real da instituição. Porém, para que este levantamento seja viável, faz-se necessário uma reorganização da avaliação institucional com maior participação de seus agentes (pró-reitorias, coordenações, direções de centros, núcleos e institutos). Portanto, a secretaria executiva da CPA necessita ser promovida e capacitada para atuar como Secretaria de Avaliação Institucional.

 

Coordcom - Qual é a sua avaliação do resultado dos trabalhos da CPA, sobretudo enfrentando dificuldades advindas por conta da pandemia?

Cléria - O ano de 2020 foi um ano de desafios para todos nós, e para a CPA não foi diferente. Na verdade, os desafios foram intensificados. Em primeiro lugar, é importante destacar a rotatividade de seus membros e composição incompleta do segmento técnico administrativo (TAE). Atualmente, a CPA está representada por apenas um TAE. Em segundo lugar, podemos destacar que apesar da Avaliação Institucional ser um serviço essencial e a comunicação com a gestão universitária ter melhorado (e ter sido mais valorizada), é possível observar ainda a fragilidade da CPA na instituição. Apenas em novembro, a secretaria executiva foi constituída, justamente devido à redução de servidores técnicos, ao afastamento de pessoal, ao distanciamento social e ao aumento da demanda de trabalho em outros setores. Portanto, todos esses fatores somados, tornou inviável a nomeação de um servidor para a CPA, portanto uma sobrecarga de trabalho para seus membros.

É importante destacar que além das atividades de elaboração, divulgação de resultados, elaboração de instrumento de avaliação, campanhas de sensibilização, a CPA também esteve envolvida com a elaboração de uma nova proposta de regimento, bem como solicitou a nomeação de duas comissões para organizarem a avaliação institucional no Colégio de Aplicação e na Escola Agrotécnica. Em 2020 também foi organizado o I Seminário Online de Avaliação Institucional. “Construindo pontes e superando os novos desafios” e, apesar de desafiador, o resultado obtido foi muito positivo.

Diante da situação atípica, a CPA optou por elaborar um instrumento de acordo com o contexto vivenciado. Foi solicitada a colaboração de sua comunidade interna, mas houve pouca adesão e consequentemente, poucas sugestões e propostas de questões encaminhadas para comporem o questionário de avaliação. Em relação a participação da comunidade interna, na avaliação institucional de 2020, observamos uma participação maior do segmento docente e dos discentes EAD, porém houve uma queda acentuada para os demais segmentos especialmente TAE e discentes da pós-graduação. Em relação a participação do segmento discente presencial, apesar da participação ter sido inferior ao ano de 2019, ela foi cerca de 4 vezes superior à de 2018.

Para finalizar é importante destacar que a CPA necessita de capacitação contínua para cada vez mais elaborar melhores instrumentos de avaliação e desenvolver habilidades na organização, análise e representação dos resultados. A CPA carece de um suporte técnico para auxiliar em suas atividades. Conforme é possível observar, a pandemia apenas intensificou os desafios da CPA, mesmo assim esta comissão conseguiu realizar suas atividades e a cada dia vem buscando cada vez mapear mais adequadamente a universidade tanto em relação as oportunidades de melhorias quanto as suas potencialidades da UFRR.

Para finalizar é importante destacar que, apesar de todas as dificuldades, a CPA realizou o seu trabalho adequadamente.

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