Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Escola Agrotécnica da UFRR celebra 39 anos promovendo corrida virtual e live

Published: Monday, 24 May 2021 13:19 | Last Updated: Tuesday, 08 November 2022 12:13

A Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (EAgro/UFRR) prepara-se para comemorar 39 anos de atividades no dia 24 de maio. Nesta data será realizada uma live com egressos, técnicos e professores relembrando a história da unidade acadêmica.

A live será feita no canal da Eagro no Youtube, a partir das 14h. Além dos depoimentos, apresentações artísticas também estão programadas.

Também como parte das comemorações e levando em conta os protocolos sanitários necessários para evitar a transmissão do vírus da Covid-19, a  EAgro também promoverá uma corrida virtual.

Os participantes devem inscrever-se até o dia 21/05 clicando aqui e depois percorrer individualmente  trechos de 2, 3 ou 5 quilômetros.

As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. O comitê organizador das atividades orienta os participantes a postarem suas corridas usando a hastag #39anosEAgro e marcando o instagram oficial da EAgro.

Para o professor Jandiê Araújo da Silva, diretor da escola, os investimentos em infra-estrutura e o empenho de servidores e alunos permitem que a EAgro tenha condições de contribuir com prestações de serviços de extrema relevância para região, através do ensino, pesquisa e extensão.

“O compromisso coletivo e a qualidade do ensino fazem com que tenhamos mais inserção junto à comunidade, ocupando cada vez mais posições de destaques em prol de uma educação profissional de qualidade e contribuindo assim para desenvolvimento do Estado de Roraima”, ressalta o diretor.

“É com grande satisfação que comemoramos os 39 anos da EAgro”, afirma o reitor da UFRR, professor Geraldo Ticianeli. “Sua criação em 1982 representou uma importante conquista para a educação em Roraima, uma vez que contribui com a formação e qualificação técnico-profissionalizante de jovens e adultos nos diversos setores da agropecuária”, complementa.

ATUALIDADE - A EAgro funciona atualmente no campus Murupu da UFRR, na zona rural de Boa Vista. Oferta o curso Técnico em Agropecuária em três modalidades: Ensino Médio Integrado (EMI), Proeja e Subsequente, totalizando 332 alunos matriculados.

Também é ofertado no Campus Murupu o curso superior de Tecnólogo em Agroecologia, com 56 alunos matriculados. Atualmente, a escola tem 42 servidores, sendo 35 professores e sete técnicos administrativos.

HISTÓRICO - A Escola Agrotécnica de Roraima foi criada em 24 de maio de 1982 pelo então governador do ex-Território Federal de Roraima, Ottomar de Sousa Pinto.

As atividades da escola começaram no dia 17 de julho do mesmo ano, com o objetivo formar técnicos agrícolas com nível de ensino médio. A escola adotou dois regimes de matrículas: o semi-internato (tempo integral) e o internato, que se destinava aos alunos que não residiam em Boa Vista.

Após a criação do Estado de Roraima, o então governador Ottomar Pinto regulamentou em 25 de maio de 1993 a Lei Estadual N°40, que doou integralmente a Escola Agrotécnica para a Universidade Federal de Roraima. A unidade passou a atuar ofertando ensino técnico profissionalizante. Vinculada ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFRR, tinha sua sede no campus Cauamé, situado próximo à BR 174, distrito Monte Cristo.

Após passar por um período sem atividades, em 2005 o então reitor Roberto Ramos assinou um projeto em parceria com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) que viabilizou a reativação da instituição. A EAgro retomou suas ações oferecendo o curso Técnico Agrícola com Habilitação em Agricultura e Técnico Agrícola com Habilitação em Zootecnia.

Após o fim deste projeto com o Incra, a Escola buscou parcerias e formas de viabilizar seu funcionamento regular. Um novo projeto, desta vez em parceria com o governo estadual, possibilitou que em março de 2009 a EAgro ressurgisse com ações regulares e desta vez situada no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, a 37 quilômetros de Boa Vista. .

Atualmente, a escola beneficia em especial aos moradores do Projeto de Assentamento e das comunidades do Passarão, Murupú e Truarú, entre outras, facilitando o acesso à educação.

Para saber mais sobre a Eagro, acesse a página web da unidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página