Olimpíada Nacional de Ciências 2020 – Alunos do Colégio de Aplicação são premiados
Nessa terça-feira (18), no auditório da Reitoria, a tarde foi de comemoração. Em uma solenidade restrita em função da pandemia de Covid-19, os alunos do Colégio de Aplicação (CAp) receberam suas medalhas pela participação vitoriosa na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2020. A solenidade contou com a presença de professores do CAp e do vice-reitor, professor Silvestre Nóbrega.
Foram premiados Karlos Daniell Araújo dos Santos (ouro); André Luiz Yoshio Valentim Oyama (prata) e os estudantes Enzo André Araújo e Ranier Sales Veras com a medalha de bronze. Além das medalhas, cinco alunos receberam menção honrosa: Fernanda Fonteles Albuquerque Macedo, Júlia Araújo Marques, Rhaiana Castelo Branco Gomes, Matheus Flores Rodrigues e Gabriella Ketelly Almeida da Silva.
Karlos Daniell, 18 anos, o medalhista de ouro, agradeceu a Deus pela conquista e ressaltou a importância do auxílio e colaboração dos professores para que tivesse sucesso na competição. Segundo ele, a resolução da prova da edição passada, por exemplo, foi fundamental para tornar viável a sua conquista.
“Estimulo a participação de todas as escolas, alunos e professores na realização dessas olimpíadas que enriquecem o desenvolvimento da ciência e da tecnologia do Brasil, afinal o interesse constante pelo conhecimento é o motor imparável do desenvolvimento humano", comentou o estudante.
Atuaram como orientadores e incentivadores dos alunos do Aplicação os professores Bianca Maira de Paiva Ottoni Boldrini, Francisca Edjane Marcelino Magalhães Scacabarossi e Raynner Rilke Duarte Barboza (Biologia); Caroline Gomes Coelho Nascimento e Ronaldo da Costa Cunha (Física) e Leandro da Silva Nascimento, Ricardo Penha Moreno e Jonkácio Almeida de Melo (Química).
“Com estas participações, os discentes do Colégio de Aplicação vêm aprimorando suas habilidades e competências adquiridas ao longo do processo educacional, desenvolvendo assim na prática um senso crítico como um todo, além de poder incentivá-los a conhecer outras instituições de ensino e pesquisa do País”, comemorou o professor Leandro Nascimento, um dos orientadores.
As Olimpíadas
A Olimpíada Nacional de Ciências integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (a ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); com a organização da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento é destinado a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental.
Dentre os objetivos da competição estão o de identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.
A edição deste ano, em virtude da necessidade de isolamento, foi on-line e contou apenas com a primeira etapa, a da prova escrita.
Olimpíadas 2021
Os estudantes interessados em participar das Olimpíadas 2021 têm o período de 01 a 04 de agosto para efetuar a sua inscrição.
As provas serão realizadas nos dias 06 e 07 de agosto. A edição também será realizada virtualmente em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Outras datas importantes e informações relacionadas às Olimpíadas podem ser conferidas no site da competição.
Redes Sociais