Segundo encontro do Forgea terá oficina focada nas metas do Plano de Desenvolvimento Institucional

Published: Thursday, 06 May 2021 15:28 | Last Updated: Tuesday, 08 November 2022 12:13

O Fórum de Gestores Administrativos da Universidade Federal de Roraima (Forgea/UFRR) prepara-se para o seu segundo encontro. A atividade está marcada para esta sexta-feira, 7 de maio, das 9h30 às 12h, no auditório do Centro de Estudos da Biodiversidade (CBIO).

Criado pela atual gestão da UFRR para auxiliar no processo de modernização das tomadas de decisões e aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos da instituição, o fórum é formado por representantes do gabinete da reitoria, pró-reitores e diretores de Centros, Institutos e escolas Agrotécnica e de Aplicação.

O primeiro encontro teve como objetivo estabelecer um espaço de educação continuada, permitindo aos seus membros iniciar um aprofundamento, de maneira integrada, sobre os princípios da governança pública e a importância do trabalho em equipe.

“No segundo encontro, temos a expectativa que o Forgea fortaleça ainda mais o engajamento dos seus membros e promova uma troca de experiências enriquecedora. Com isto, procuramos criar um grupo gestor de excelência e comprometido com a UFRR”, afirma o reitor José Geraldo Ticianeli, que fará a abertura do evento juntamente com o vice-reitor Silvestre Lopes da Nóbrega.

Na sequência, a professora Lucília Pacobahyba fará a apresentação do Centro de Estudos da Biodiversidade aos participantes. O Forgea continuará com a seção Respostas para Perguntas Frequentes. Desta vez será explicado como e quando proceder para pedir consultoria à Assessoria Técnica da Reitoria (ATR) e à Procuradoria Federal (AGU).

Na sequência haverá uma oficina pela equipe da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) com o tema “Como planejo minha unidade?”.

De acordo com Carlos Augusto Carvalho, pró-reitor de Planejamento da UFRR, esta oficina terá como base a previsão de ações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025.

"Cada unidade acadêmica e administrativa da UFRR sabe quanto tem previsto de recursos para o ano futuro, com base na série histórica de seus orçamentos, inclusive o do ano em curso. A intenção da oficina é orientar os gestores para que elenquem todas as suas necessidades e, dentro delas, as prioridades para o ano de 2022, mas com projeções até 2025, considerando o que tem previsto para receber. Isso tudo considerando se os projetos estão vinculados ao PDI e ao Plano Anual de Contratações (PAC)", explica Carvalho.

O pró-reitor acrescenta que A UFRR só pode contratar serviços ou adquirir materiais (equipamentos, veículos, móveis etc), se cada unidade fizer seu respectivo PAC e lançar esses dados no sistema Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC).

No primeiro Forgea, realizado no Salão Nobre da UFRR, o tema central foi a governança institucional. A itinerância dos locais das reuniões do Forgea busca possibilitar que todos os gestores da universidade  atuem como anfitriões dos encontros presenciais e aumenta o conhecimento da estrutura da instituição.