Assentamento Nova Amazônia - Profnit promove roda de conversa com produtoras rurais
Fécula ou farinha de batata doce e bolo de macaxeira são alguns dos itens produzidos pelas produtoras rurais do projeto de assentamento Nova Amazônia. No dia 15 de abril, uma equipe do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFNIT/UFRR) visitou a comunidade para averiguar a possibilidade destas mulheres apresentarem um pedido de registro de marca coletiva de produtos agroindustriais junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e assim potencializarem os seus ganhos financeiros.
Foram responsáveis pela roda de conversa a aluna do Programa, Liliane Barbosa, graduada em Ciências Econômicas e atualmente responsável pelo setor de Avaliação e Prospecção Tecnológica da Embrapa Roraima, e o professor da UFRR, Eliseu Adilson Sandri.
Alinhando a teoria do mestrado com a prática profissional, a aluna também se propôs a difundir junto às mulheres do Nova Amazônia as práticas de pesquisa que buscam compreender, melhorar e ampliar o uso de tecnologias como apoio à agricultura familiar em nível de campo.
Antônia Gomes de Farias, chamada de “Toinha”, presidenta da associação das mulheres rurais, falou sobre a importância de ter acesso às informações repassadas durante a visita. “A ideia de registrar uma classe de produtos será muito importante na proteção do negócio, diferenciação dos produtos e no empoderamento das mulheres rurais na promoção de uma melhor produtividade na agricultura familiar, já que os produtos são produzidos de forma independente”, comentou.
Importância do registro
Registrar a marca de produtos ou serviços é uma maneira de identificá-los e diferenciá-los no mercado. A partir do momento que esta iniciativa parte de membros de uma determinada entidade, seja associação, cooperativa ou sindicato, é protocolada a chamada marca coletiva.
Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), responsável por conceder o registro no país, atualmente, há 357 marcas coletivas registradas no Brasil, sendo 287 nacionais e 70 estrangeiras.
PROFNIT/UFRR
Diante dos avanços que marcam o mundo contemporâneo, a inovação, a ciência e a tecnologia são fortes alicerces do desenvolvimento sustentável de um País. Para isso, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) conta com o Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), que tem como objetivo formar mestres que não só desenvolvam pesquisa e conhecimento científico no ambiente acadêmico, mas também em empresas, indústrias e instituições públicas ou privadas.
Informações adicionais sobre a pós-graduação podem ser acessados no site do Programa ou através do e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
Redes Sociais