UFRR assume 1ª posição no ranking de transparência ativa da CGU
O ranking de Transparência Ativa, realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), aponta a Universidade Federal de Roraima (UFRR) em 1º lugar. Ao todo, 306 instituições foram avaliadas e apenas 13 ocupam a 1ª posição. Acesse o ranking no Painel Lei de Acesso à Informação.
O resultado foi obtido graças à ação conjunta de vários setores da UFRR, como Diretoria de Avaliação e Informação (DAI) e Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), vinculados à Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), e Gabinete da Reitoria (GR).
O cumprimento dos itens de transparência avaliados pela CGU é importante para dar maior clareza à sociedade sobre as ações, aplicação de recursos e resultados da UFRR, por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).
Na avaliação, a CGU analisa aspectos da transparência como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, dentre outras informações.
No ano passado, a Universidade ocupava a 206ª colocação. Após alguns trabalhos em conjunto, a instituição passou para a posição nº 86. O Tribunal de Contas da União (TCU) também utiliza o ranking da CGU para controle de transparência das instituições de educação da administração pública federal.
Ao todo, o ranqueamento considera 49 itens. Para alcançar a primeira colocação, a equipe da DAI “uniu forças com o reitor, o pró-reitor de Planejamento e a DTI para entender os 49 itens da avaliação e, com isso, iniciar os trabalhos para cumprimento de cada item até então descumpridos”, explica Anderson Fernandes, diretor da DAI.
Após os trabalhos, que incluíram adequações no site da UFRR, a DAI informou os ajustes realizados à CGU, que fez uma nova avaliação na qual a UFRR passou para a 10ª posição, restando apenas um item cumprido parcialmente.
“Este item fazia referência à publicação do atual Plano de Dados Abertos (2021-2023) com acessibilidade pelo site institucional. Após a publicação da Resolução 031/CUni de 02 de março de 2021 no site daquele Conselho Universitário, a DAI criou o link da publicação ao local específico na plataforma de dados abertos institucional (que é acessível através do domínio geral da instituição: ufrr.br) e, com isso, cumpriu o item faltante para a última avaliação pela Controladoria”, descreve o diretor. Com esta ação, a UFRR passou a ocupar a primeira posição do ranking.
Com o cumprimento de todos os requisitos/itens obrigatórios, a UFRR passou a ser referência em publicação de dados/informações institucionais em transparência ativa, subindo ao topo do ranking do painel. Acesse aqui as informações de transparência e prestação de contas da UFRR.
Além de ensino, o ranking inclui todas as instituições de áreas em que a União atua, tais como segurança, previdência, saúde etc. Entre os órgãos avaliados estão Presidência da República (posição 152 com 27 itens cumpridos), Vice-Presidência da República (124ª posição, 32 itens cumpridos), Ministérios (o MEC ocupa a posição 55 cumprindo 44 itens), fundações, entre outros.
O ranking pode ser acessado através do Painel Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), pelo link: http://paineis.cgu.gov.br/lai/index.htm. A página traz informações sobre números de pedidos e recursos, cumprimento de prazos, perfil dos solicitantes, transparência ativa, dentre outros. Os dados são extraídos do e-SIC.
Redes Sociais