Palestra vai abordar a importância da linguagem como elemento de conexão entre o passado e o presente
No próximo sábado, 24 de abril, o Colégio de Aplicação (CAp) promove o Ciclo de Palestras trazendo o tema: “Linguagens Intergeracionais: Língua, Corpo e Arte”. O evento será transmitido no canal da UFRR no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCxMfgRGs81lJOdbbQOlDKQg), das 8h30 às 12h.
O objetivo da atividade é promover reflexões sobre a importância da valorização de relações entre as gerações, tendo as formas de linguagens como principais elementos que estabelecem comunicação entre o passado e o presente, auxiliando na desconstrução de preconceitos e estereótipos.
Irão palestrar o professor Marcelo Naputano que irá abordar o tema Comunicação Intergeracional: princípios de sobrevivência; e a professora Georgina Ariane Rodrigues Sarmento com o tema: Bordaduras:linhas e agulhas de memória e afeto. A mediação será feita pela professora Angélica Almeida Pereira.
Currículos resumidos dos palestrantes e da mediadora
Prof. Dr. Marcelo Naputano
Possui Graduação (Bacharel) em História pela Universidade de São Paulo (USP), Graduação em Psicologia (Bacharel/Licenciatura/Formação de Psicólogo) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP, com período Sanduíche na Itália na Facoltà di Psicologia pela Università di Bologna/UNIBO, Especializações na Itália em Educação Intercultural pela Università RomaTre/ROMATRE; em Educação pela Università di Torino/UNITO e Mediação Intercultural e Familiar pelo Istituto SHINUI di Bergamo. Foi psicólogo no setor psico-educativo em diversos contextos institucionais na Itália de 2003 a 2017 e professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO em 2013 e 2014. Atualmente é professor efetivo do curso de Psicologia da Universidade Federal de Roraima/UFRR. Tem experiência na área de Psicologia Social e projetos psico-educativos atuando principalmente nos seguintes temas: construcionismo social, teoria sistêmica relacional, educação, imigração e plurilinguismo.
Georgina Ariane Rodrigues Sarmento
Artista Visual Indígena da etnia Macuxi. Possui formação superior em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Roraima e atualmente está mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras- UFRR com linha de pesquisa na área de Literatura, Arte e Cultura Regional. Ingressou no curso superior de Licenciatura em Artes Visuais e durante esse período pôde experimentar diversas técnicas e materiais artísticos como o desenho, a pintura, xilogravura, fotografia, cerâmica, entre outros. Além de ter a oportunidade de participar de inúmeras exposições coletivas em nome do Curso de Artes Visuais. Durante este período, ao voltar o olhar para si mesma, refletindo sobre seus anseios e inseguranças a artista foi delineando suas propostas artísticas voltadas para a imagética de rostos femininos. Logo mais, por aspiração, culminou em ampliar sua composição para a anatomia do corpo humano, mais especificamente, o corpo feminino, na busca por um olhar de aceitação e gentileza consigo e com os outros. Atualmente, seus trabalhos artísticos envolvem técnicas mistas de desenho, pintura, fotografia, bordado e colagens digitais, resultando em obras com mescla de materiais diversos como linhas, miçangas, giz pastel oleoso, guache, aquarela, tinta acrílica, entre outros.
Angélica Almeida Pereira- Educação Física (mediadora)
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal de Roraima. Especialista em Fisiologia do Exercício e Aplicação a Populações Especiais (2010), possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (2009). Segunda espacialidade em Musculação e Personal training (2015). Atualmente é Professora Efetiva de Educação Física na Universidade Federal de Roraima (UFRR) desempenhando como professora EBTT no Colégio de Aplicação - (CAp-UFRR). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: circunferência da cintura, benefícios da educação física, educação Física e saúde, obesidade, avaliação física e performance, musculação, personal training, intervenção social e menores infratores, estilo de vida ativo e envelhecimento com qualidade de vida.
Redes Sociais