Novos diretores do CCH e CCLA tomam posse
O professor João Carlos Jarochinski Silva foi empossado nesta quinta-feira (18) como diretor do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima (CCH/UFRR). A posse do novo diretor foi realizada pelo reitor José Geraldo Ticianeli.
O professor Parmênio Citó também tomou oficialmente posse como novo diretor do Centro de Comunicação,Letras e Artes (CCLA).
Participaram das cerimônias diversos pró-reitores e o vice-reitor Silvestre Lopes da Nóbrega.
Por questões de segurança sanitária e para reduzir os riscos de contaminação pelo vírus da Covid-19, as cerimônias foram realizadas de maneira on-line.
Explicando que as portarias haviam sido publicadas na sexta-feira (12), antes do Carnaval, o reitor desejou sorte aos dois novos diretores em suas gestões e disse que espera deles muitas contribuições para o desenvolvimento da UFRR, trabalhando de forma unida e coletiva.
O professor Parmênio afirmou que “o desafio é grande. Com o apoio de todas as pessoas que me procuraram para assumir este desafio, acredito que possamos fazer o melhor pelo CCLA e pela UFRR, mantendo meu compromisso com a universidade pública, gratuita e referenciada socialmente”.
CCH - João Carlos é professor da UFRR desde 2013. É pós-doutor pelo Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (NEPO/Unicamp) e doutor em Ciências Sociais, com ênfase em Relações Internacionais, pela PUC/SP.
Lotado no curso de Relações Internacionais, atua também como membro permanente do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF/UFRR).
É a primeira vez assume como titular a direção do CCH. Em anos anteriores foi substituto por duas ocasiões, durante as férias dos diretores do Centro.
O novo diretor substitui a professora Ana Lúcia de Sousa, do curso de Ciências Sociais.
Confira nesta entrevista, feita via e-mail, um pouco dos planos do professor João Carlos à frente do CCH:
COORDCOM - Quais ações e projetos pretende implantar e fortalecer em sua gestão à frente do CCH?
JOÃO CARLOS JAROCHINSKI - Pretendo manter ações já realizadas pelas gestões anteriores; colaborar com a melhoria dos cursos (Ciências Sociais, História e Relações Internacionais); auxiliar alunos, técnicos e docentes nesse momento de dificuldade em termos de ensino e aprendizagem, os quais são decorrentes da Pandemia; e levar que os debates realizados dentro do CCH reverberem em toda a comunidade acadêmica e não acadêmica, demonstrando a importância que as Ciências Humanas e Sociais possuem para o crescimento de toda a sociedade, ao refletir, apontar problemas e, principalmente, opções para solucionar as questões que afligem nosso presente e futuro.
COORDCOM - O que o levou a candidatar-se a diretor de Centro em um momento tão complicado para a humanidade e para a UFRR como este, com aulas remotas e uma pandemia de Covid-19?
JAROCHINSKI - Primeiro, os pedidos de alguns colegas que confiam em meu trabalho e acreditam que eu posso fazer uma boa gestão. Em segundo lugar, a crença de que a defesa das Ciências Humanas e da Universidade Pública sejam compromissos ainda mais prioritários em tempos tão difíceis como esse, motivo pelo qual acredito que pela minha gestão no CCH eu possa colaborar nessas lutas. Em terceiro lugar, por já ter experiência em outros cargos no CCH e na UFRR, como o fato de ter sido coordenador do curso de Relações Internacionais por 4 anos e meio.
CCLA – Parmênio Citó trabalha na UFRR desde fevereiro de 1991. Doutor em Linguística, é professor do curso de Letras/Inglês. É a segunda vez que ocupa a direção do CCLA. Sucede aos professores Gustavo Frosi (eleito) e Jefferson Thiago e Rafael Frieser (pró-tempores).
Também numa entrevista via e-mail, Parmênio apresentou o que o motivou a candidatar-se e listou seus projetos para o Centro que vai dirigir pelos próximos anos.
COORDCOM - O que o levou a candidatar-se a diretor de Centro em um momento tão complicado para a humanidade e para a UFRR como este, com aulas remotas e uma pandemia de Covid-19?
PARMÊNIO CITÓ - Na verdade, aceitei o desafio apresentado por um grupo de docentes, técnicxs e alunxs do CCLA que me convenceram e construíram junto esse Programa, com o compromisso de me auxiliarem na sua execução. Sobre o desafio de assumir nesse momento de pandemia, mesmo sendo um desafio muito grande por não termos muita (ou nenhuma) certeza sobre o futuro, precisamos continuar construindo uma UFRR que busque atender às demandas da nossa sociedade, sempre pautada em ações democráticas e éticas, sendo uma instituição pública, gratuita, de qualidade e referenciada socialmente!
COORDCOM - Quais ações e projetos pretende implantar e fortalecer em sua gestão à frente do CCLA?
PARMÊNIO - Conforme programa apresentado e referendado por meio dos votos que recebi, pretendo:
Discentes
• elaborar e executar estratégias junto às coordenações de cursos no sentido de diminuir os índices de evasão e retenção de alunos;
• buscar o aumento do número de bolsas para discentes bolsas nas várias áreas do CCLA em diálogo com unidades e setores da UFRR;
• incentivar a participação discente nos conselhos que integram o CCLA e Conselhos Superiores;
• apoiar os centros acadêmicos na promoção de atividades;
• estimular a participação nas atividades complementares de formação;
• incentivar o intercâmbio e a mobilidade acadêmica;
• apoiar a criação de empresas juniores no âmbito do CCLA;
• integrar discentes do CCLA por meio de eventos acadêmicos e culturais (Semanas de cursos, Expressão etc.);
• promover o diálogo com os setores responsáveis da UFRR para integração de alunos com deficiência;
• promover condições para que a integralização curricular ocorra dentro do período previsto nos cursos e para que o número de graduados aumente progressivamente.
Técnico-Administrativos em Educação
• buscar o aumento do número de servidores TAE junto à administração geral da UFRR;
• compreender as demandas de trabalho técnico-administrativo do CCLA a fim de otimizar os recursos humanos e agilizar os processos;
• promover reuniões com os servidores lotados no CCLA;
• planejar, juntamente às unidades e à administração superior, uma dinâmica que viabilize um trabalho de excelência, seja por meio da adequação do quadro de servidores e da otimização dos processos;
• providenciar, com os órgãos competentes, formação específica para melhor utilização das plataformas eletrônicas disponibilizadas pela Universidade;
• fomentar a participação dos servidores em ações de capacitação e qualificação, visando, inclusive, a integração com/de servidores com deficiência.
Docentes
• buscar o aumento do número de docentes em virtude da demanda prevista nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) dos cursos;
• estimular a capacitação e a qualificação, além de dar atenção especial aos trâmites que envolvem os planos de qualificação das unidades que compõe o Centro;
• fortalecer a representação docente nos conselhos que integram o Centro, Conselhos Superiores e outros setores que demandam representações docentes;
• acompanhar os trabalhos das comissões vinculadas ao CCLA;
• promover a integração entre docentes do CCLA por meio de eventos e outras atividades culturais, recreativas;
• incentivar a qualificação dos docentes para integração e valorização dos docentes surdos;
• viabilizar o funcionamento do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada curso que integra o CCLA.
Ensino
• promover ações interdisciplinares que integrem os sistemas curriculares dos cursos vinculados ao CCLA;
• estimular a implantação de projetos integrados entre os cursos de graduação e pós-graduação ligados ao Centro;
• gerir com atenção a infraestrutura dos laboratórios e salas de aula, considerando as especificidades dos cursos/disciplinas/atividades;
• auxiliar as coordenações na atualização dos PPCs, considerando as avaliações da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP);
• estimular conversas entre os NDE das licenciaturas para fins de atualização curricular.
Pesquisa e pós-graduação
• estimular, em conjunto com as unidades, as atividades de iniciação científica e de pesquisas no âmbito do Centro;
• dar suporte à criação, implantação e acompanhamento de projetos integrados de pesquisa realizados pela comunidade acadêmica do CCLA;
• apoiar os grupos de pesquisa vinculados aos cursos do CCLA;
• apoiar de forma adequada a gestão e utilização dos laboratórios,
equipamentos e espaços voltados à pesquisa, buscando a otimização de recursos humanos e tecnológicos;
• estimular a divulgação das pesquisas desenvolvidas no âmbito do CCLA por meio do apoio à participação em eventos e da publicação em livros e periódicos de realizadores dessas atividades;
• fortalecer a pós-graduação no que tange a criação de novos cursos e a consolidação dos cursos existentes.
Extensão
• estimular o intercâmbio de saberes via ações de extensão no âmbito do CCLA;
• fortalecer relações de parcerias entre comunidade universitária e a comunidade geral;
• apoiar e divulgar os eventos promovidos pelo CCLA;
• estimular a implantação de ações integradas de extensão capazes de atender os diversos cursos do CCLA;
• fomentar a criação de grupos e coletivos artísticos no âmbito do CCLA;
• apoiar a gestão adequada da infraestrutura e utilização dos equipamentos para as atividades de extensão.
Administração
• participar ativamente das discussões acerca da criação e atualização dos documentos institucionais da UFRR;
• propor a criação do cargo de vice-diretor de Centro Didático no âmbito da UFRR;
• estimular a implantação de projetos integrados de gestão;
• ampliar o suporte administrativo às coordenações;
• consolidar o uso do Sistema Integrado de Gestão;
• gerenciar o uso das instalações e equipamentos, estimulando a cooperação entre a comunidade acadêmica a fim de otimizar os recursos humanos e tecnológicos;
• implementar ações de acessibilidade no âmbito do CCLA em diálogo com a administração geral da UFRR;
• fortalecer a participação dos cursos na comissão da matriz orçamentária, a fim de viabilizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão propostas e desenvolvidas no âmbito do CCLA;
• realizar reuniões periódicas entre diretor, coordenadores de cursos e
servidores técnico-administrativos, visando o aprimoramento da gestão;
• dinamizar a gestão e organização dos processos e atos normativos no âmbito do CCLA;
• elaborar o plano anual de gestão ouvidas as unidades vinculadas ao CCLA;
• buscar parceria com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) a fim de realizar a avaliação institucional do CCLA.
Comunicação interna e externa
• manter atualizado o site do CCLA;
• garantir a publicidade dos atos e procedimentos administrativos, especialmente as decisões do ConCCLA;
• estimular o convívio e ações conjuntas nos Bloco I, Bloco VIII - Música/CCLA, Bloco de Libras, Nucele e Complexo das Artes;
• promover ações de divulgação e promoção dos cursos do CCLA a
fim de aumentar o índice de ingressos;
• apoiar publicações científicas e informativas no âmbito dos cursos;
• criar um boletim eletrônico do CCLA.
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