Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Nova direção do Centro de Ciências da Saúde é empossada

Published: Wednesday, 10 February 2021 18:27 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:26
A posse foi realizado por videoconferência por causa da pandemia da COVID-19
A posse foi realizado por videoconferência por causa da pandemia da COVID-19

Na última sexta-feira (5), foi empossada a nova direção do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima (CCS/UFRR). Júlio Cesar Fraulob Aquino, nutricionista, doutor em Ciências pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ/2011), foi eleito diretor do Centro que integra os cursos de Medicina e Enfermagem da UFRR, para um mandato de quatro anos.

Fraulob ingressou na UFRR em fevereiro de 2017 e assume a direção do CCS pela primeira vez, no lugar do professor Calvino Camargo. Professor do curso de Medicina, Júlio Fraulob também integra o corpo docente do novo Mestrado em Saúde e Biodiversidade, que será ofertado a partir deste ano.

A solenidade de posse foi conduzida pelo reitor da UFRR, professor José Geraldo Ticianeli. “Na nossa gestão, a posse de um diretor passará a ser um ato solene devido a sua importância em proporcionar, conjuntamente com os coordenadores, a qualidade educacional e administrativa aos cursos da sua unidade. No caso do Centro de Ciências da Saúde, a importância se justifica pelas atividades de internato que oferecem suporte ao tratamento da COVID-19 nas unidades de saúde. Agradecemos ao professor Calvino Camargo que cumpriu o seu mandato com competência e desejamos sucesso ao professor Júlio Fraulob no seu período de gestão”, frisa o reitor.

A equipe da CoordCom conversou com o professor Júlio Fraulob sobre os projetos e desafios à frente do novo cargo, confira:

Quais os projetos em andamento do CSS que o senhor pretende dar continuidade, irá fortalecer ou que pensa em implementar?

A UFRR, assim como o Centro de Ciências da Saúde (CCS) está imersa num complexo contexto, desde a dificuldade relacionada ao distanciamento geográfico dos grandes centros, quanto à complexidade da formação étnica, migratória e linguística. Somado a isso, temos vivido momentos difíceis na saúde, e neste sentido, pretendemos abraçar os novos desafios e sermos mais ousados – a exemplo da criação e fortalecimento do Hospital Universitário e Policlínica, do Programa de Pós-graduação em Saúde e Biodiversidade (PPGSBio) e da criação de novos laboratórios para atender ao Centro e outros núcleos, no fortalecimento e criação de novos cursos na área da saúde.

Sendo assim, vamos estimular a visão da gestão superior, que tem trabalhado para manter as fontes de recursos para manutenção da Universidade pública e de qualidade, proporcionando mesmo em momento adverso, o fortalecimento e a expansão da Universidade. Nesse sentido, o CCS trabalhará na criação das parcerias institucionais, além de buscar outras, com ações que visem à ampliação do Centro através de um bom relacionamento com a iniciativa público-privada.

Como é para o senhor enfrentar essa nova função, em um momento tão desafiador para a área da saúde como este que atravessamos, com a pandemia?

O projeto cuja realização está iniciando é desafiador, mas é importante ressaltar que assumimos um compromisso quando ingressamos na UFRR, e da mesma forma, contribuímos desde o início da pandemia, através da capacitação no manejo dos pacientes com COVID-19, na prevenção e no uso dos EPIs [equipamentos de proteção individual].

Contribuímos para a melhoria da saúde da população, norteando a formação, capacitando tanto do ponto de vista técnico quanto humano, profissionais da área da saúde a desenvolverem o pensamento crítico e científico, de forma a atuarem concretamente em prol da saúde individual e coletiva, e isso é resultado do trabalho, do comprometimento, da dedicação de servidores técnico-administrativos, professores e alunos. Acredito que já estamos realizando um grande trabalho por esta Instituição e faremos muito mais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página