Mestrado em Sociedade e Fronteiras – Inscrições vão até 17 de fevereiro
Os interessados em cursar o Mestrado em Sociedade e Fronteiras 2021.1, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (Ppgsof) da Universidade Federal de Roraima, têm até o dia 17 de fevereiro para efetuar a sua inscrição.
O cronograma de seleção dos candidatos sofreu alterações em virtude dos transtornos trazidos pela pandemia de Covid-19. Os editais de RETIFICAÇÃO podem ser acessados AQUI.
ACESSE AQUI O EDITAL DE ABERTURA - AMPLA CONCORRÊNCIA.
ACESSE AQUI O EDITAL DE ABERTURA - VAGAS AFIRMATIVAS.
São ofertadas 12 vagas para o público em geral e mais três especificamente para candidatos indígenas, negros e pessoas com deficiência, totalizando 15 vagas. As inscrições podem ser efetuadas por meio do endereço eletrônico This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
A pós-graduação possui a área de concentração Sociedade e Fronteiras na Amazônia, que permite compreender de forma abrangente as relações societárias na região amazônica, o estudo das fronteiras institucionais e simbólicas, o avanço societário em termos das ações relativas à cooperação e desenvolvimento regional, à redução de conflitos, os fenômenos sociais no plano institucional, de políticas públicas, política externa e gestão ambiental. Sendo duas as linhas de pesquisa: Sociedade e Política e a de Fronteiras e Processos Socioculturais. Detalhes sobre as mesmas podem ser consultados no edital do processo seletivo.
Seleção - O processo de seleção, cujos critérios de avaliação de cada fase estão estabelecidos nos editais, constarão de três fases: inscrição e homologação (eliminatória), avaliação do anteprojeto de pesquisa e prova de suficiência em língua estrangeira (eliminatória) e análise do Curriculum Lattes (classificatória).
No caso específico dos candidatos indígenas, negros e pessoas com deficiência, a seleção é composta pelas seguintes etapas: inscrição e homologação (eliminatória), avaliação das características fenotípicas pela Comissão de Heteroidentificação; avaliação do anteprojeto de pesquisa unido à defesa oral do anteprojeto de pesquisa e à carta de Intenções; prova de suficiência em língua estrangeira eliminatória) e Análise do Curriculum Lattes (classificatória).
Outras datas - O resultado final das duas seleções será divulgado no dia 29 de março. O período de matrículas ocorre de 30 a 31 de março e as aulas iniciam de maneira remota no dia 5 de abril.
Redes Sociais