Ensino Remoto - NEaD aperfeiçoa ambiente virtual de aprendizagem
Desde setembro, quando iniciou o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na Universidade Federal de Roraima (UFRR), a plataforma Moodle 3.9.1 tornou-se o espaço seguro para o “encontro” entre professor e aluno. Neste aspecto, o trabalho do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), responsável pela disponibilização da plataforma, tem sido fundamental.
O setor vem buscando, testando e implantando ferramentas que possibilitam aos usuários a centralização de suas atividades didáticas nas salas virtuais. As inovações buscam aperfeiçoar a plataforma conferindo mais estabilidade e usabilidade ao ERE.
Uma das ferramentas recentemente oferecidas, explica o coordenador tecnológico do Núcleo, Rodrigo Feltran, é a "Jitsi", que permite criação de sessões de videoconferência integradas ao Moodle, dispensando a utilização de diversos softwares de forma dispersa.
“Os testes iniciais com essa aplicação têm se mostrado muito satisfatórios, pela estabilidade das videoconferências, a ótima integração com plataforma Moodle 3.9.1 e a característica intuitiva de seu uso”, avaliou o professor.
Outra ferramenta inserida recentemente foi o “H5p”, que permite a criação de vídeos, áudios, questionários, perguntas e atividades durante a reprodução da mídia. Os recursos são fundamentais para que o professor promova maior interação no ambiente virtual e assim amplie as chances de aprendizagem.
Pesquisa
Com o objetivo de atender de forma integral a comunidade universitária da UFRR, o próximo passo do NEaD é realizar uma pesquisa de aceitação dessas ferramentas junto aos usuários.
“O retorno da comunidade universitária, sobre o uso das ferramentas que estamos disponibilizando, é fundamental para a validação da ferramenta”, concluiu o coordenador.
Redes Sociais