Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ensino Remoto - NEaD aperfeiçoa ambiente virtual de aprendizagem

Published: Thursday, 19 November 2020 14:13 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:26

 

Desde setembro, quando iniciou o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na Universidade Federal de Roraima (UFRR), a plataforma Moodle 3.9.1 tornou-se o espaço seguro para o “encontro” entre professor e aluno. Neste aspecto, o trabalho do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), responsável pela disponibilização da plataforma, tem sido fundamental. 

O setor vem buscando, testando e implantando ferramentas que possibilitam aos usuários a centralização de suas atividades didáticas nas salas virtuaisAs inovações buscam aperfeiçoar a plataforma conferindo mais estabilidade e usabilidade ao ERE. 

Uma das ferramentas recentemente oferecidas, explica o coordenador tecnológico do Núcleo, Rodrigo Feltran, é a "Jitsi", que permite criação de sessões de videoconferência integradas ao Moodle, dispensando a utilização de diversos softwares de forma dispersa.  

Os testes iniciais com essa aplicação têm se mostrado muito satisfatórios, pela estabilidade das videoconferências, a ótima integração com plataforma  Moodle 3.9.1 e a característica intuitiva de seu uso”, avaliou o professor. 

Outra ferramenta inserida recentemente foi o H5pque permite a criação de vídeos, áudios, questionários, perguntas e atividades durante a reprodução da mídia. Os recursos são fundamentais para que o professor promova maior interação no ambiente virtual e assim amplias chances de aprendizagem.  

Pesquisa  

Com o objetivo de atender de forma integral a comunidade universitária da UFRR, o próximo passo do NEaD é realizar uma pesquisa de aceitação dessas ferramentas junto aos usuários 

“O retorno da comunidade universitária, sobre o uso das ferramentas que estamos disponibilizando, é fundamental para validação da ferramenta”, concluiu o coordenador. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página