Consulta Pública Virtual da UFRR é prorrogada até 18/11

Published: Thursday, 12 November 2020 11:11 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:26

Sociedade em geral pode enviar propostas para nortear os passos da instituição nos próximos cinco anos

A Pró-reitoria de Planejamento da Universidade Federal de Roraima (Proplan/UFRR) prorrogou o prazo de participação na Consulta Pública Virtual de envio de propostas para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2025). Agora, a comunidade acadêmica e a sociedade civil podem responder ao formulário até o dia 18 de novembro de 2020.

A participação da comunidade é de suma importância para definir as metas da instituição até 2025. O apoio de docentes, técnicos administrativos, discentes e sociedade civil na construção do PDI, possibilitará que a UFRR tenha objetivos, políticas e diretrizes mais abrangentes, condizentes com a realidade e que beneficiem maior número de pessoas.

O formulário eletrônico está disponível no site ufrr.br/pdi. A consulta pública pode ser respondida pela comunidade universitária e toda sociedade civil, sem restrição de público ou de quantidade de ideias.

“A consulta pública virtual é o meio pelo qual a UFRR está recebendo as opiniões de toda a comunidade para construir o seu PDI, em tempos de distanciamento social. Essa contribuição coletiva é essencial para vivenciar o processo participativo reconhecidamente praticado nas universidades públicas”, frisa o professor Carlos Augusto Matos de Carvalho, pró-reitor de Planejamento.

O PDI é um documento de planejamento obrigatório para as instituições de ensino superior. Ele norteará a gestão de toda a UFRR, para os próximos cinco anos, engloba desde as atividades fim (Ensino, Pesquisa e Extensão) e até as atividades meio (pessoal, infraestrutura, planejamento, governança e administração) e tem como objetivo geral avançar nos índices institucionais de avaliações externas.

Ele também será usado como instrumento de alinhamento para o Plano Orçamentário Anual, Plano Anual de Contratações e demais planos institucionais. “Convidamos a todas as pessoas que tenham uma boa ideia para o fortalecimento da UFRR. Essa é a oportunidade da sua ideia se tornar um projeto institucional registrado no PDI”, finaliza o pró-reitor.

Grupos de Trabalho – Foram constituídos nove Grupos de Trabalho (GTs) que reunirão as ideias propostas pela comunidade acadêmica e pela sociedade civil, por meio da Consulta Pública Virtual, e atuarão na construção do PDI. Os GTs são divididos por temas: Revisão do PDI (Conceitual), Ensino, Extensão e Assistência Estudantil, Pesquisa e Pós-Graduação, Pessoal, Infraestrutura, Administração, Planejamento e Governança.

Os GTs são formados por representantes das unidades acadêmicas (Centros, Institutos e Escolas) e da Reitoria e irão analisar as propostas de projetos oriundos dessas unidades e da Consulta Pública, além de revisar o PDI vigente da UFRR (PDI 2016-2020).

O Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025 (PDI) é coordenado pelo Comitê Central, designado para elaborar a metodologia que está sendo utilizada na elaboração do PDI 2021-2025. Essa comissão possui ao todo seis membros, sendo dois docentes, três administradores e um técnico de assuntos pedagógicos. A elaboração do PDI começou em outubro de 2020 e a previsão é que seja concluída em 31 de março de 2021. O Plano entrará em vigor após a aprovação do Conselho Universitário (CUNI).