UFRR implanta coleta seletiva de resíduos de saúde
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) está realizando a coleta seletiva dos Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) das unidades da instituição. A iniciativa é inédita na história da UFRR e ajuda na prevenção de riscos à saúde da comunidade acadêmica e da sociedade roraimense.
A contratação de empresa especializada no serviço de coleta, transporte, tratamento e destinação final de Resíduos de Serviço de Saúde aconteceu no primeiro semestre deste ano. As coletas ocorrem semanalmente nas unidades beneficiárias (Centro de Estudos da Biodiversidade, Centro de Ciências da Saúde, Unidade de Saúde, Centro de Ciências Agrárias e prédio do Programa de Recursos Naturais).
Além de coletar os Resíduos de Serviço de Saúde, a empresa também é responsável pelo seu correto transporte, tratamento e destinação final conforme a legislação vigente.
O manejo dos RSS ocorre sob a responsabilidade e nas dependências da empresa contratada. De acordo com o nutricionista Igor Calazans, integrante da comissão de fiscalização do contrato, os Resíduos de Serviços de Saúde merecem atenção diferenciada, pois representam risco ao meio ambiente, à população, aos profissionais da área de saúde e àqueles responsáveis pela limpeza e coleta destes resíduos.
Ao contratar empresa especializada, a UFRR atende aos requisitos ambientais, de saúde pública e saúde ocupacional, perante ao arcabouço normativo que trata deste objeto, como resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
“Nesse sentido as etapas de coleta, transporte, tratamento e a destinação adequada aos resíduos dos serviços de saúde tornam-se imprescindíveis, sobretudo no que pesa a segurança laboral e qualidade de vida, com vistas à promoção e prevenção de riscos à saúde da comunidade acadêmica da UFRR e do estado de Roraima”, explica Calazans.
Redes Sociais