Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Inscrições no Seminário de Formação Docente podem ser feitas até 10/8

Published: Thursday, 06 August 2020 11:36 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:25

A Universidade Federal de Roraima realizará o I Seminário de Formação Docente com o tema o Ensino Remoto Emergencial para o período de Pandemia da Covid-19. O evento é voltado para os professores de Ensino Básico Técnico e Tecnológico e Magistério Superior (EBTT e MS) da UFRR, com atividades transmitidas de 10 a 14 de agosto pelo canal da UFRR no YouTube.

AVISO - Com o início do evento nesta segunda-feira (10/08), as inscrições serão realizadas apenas pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Segundo o Grupo de Trabalho do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (GT-CEPE), a ação tem como objetivos promover a reflexão sobre o ensino remoto emergencial para o período de pandemia de Covid-19 na UFRR e refletir sobre a docência no ensino superior com foco no processo ensino-aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial.

Outros objetivos são conhecer e discutir as propostas de planejamento do Ensino Remoto Emergencial, a partir dos trabalhos realizados pela Comissão de Planejamento Curricular da UFRR; Socializar as normatizações elaboradas para a implementação do Ensino Remoto Emergencial na UFRR; e divulgar os protocolos de biossegurança e atenção à saúde e assistência social da comunidade acadêmica da instituição. 

Conhecer alternativas metodológicas e de recursos didáticos que podem favorecer o Ensino Remoto Emergencial também faz parte dos propósitos do evento, que terá certificação de 30h.

Para saber sobre mais sobre as atividades e inscrever-se, clique aqui. 

Outras informações podem ser obtidas escrevendo para a Pro-reitoria de Ensino e Graduação (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.) ou Coordenação de Capacitação do Servidor (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.).

PROGRAMAÇÃO:

 

Horário

10/08/20

Segunda

11/08/20

Terça

12/08/20

Quarta

13/08/20

Quinta

14/08/20

Sexta

 

 

 

 

 

 

 

9h30min – 11h30min

 

ABERTURA DO EVENTO

 

Falas sobre o evento e a organização das atividades:

 

Reitor

 

Presidente do GT-CEPE

 

PROEG (Coordenação do evento)

 

 

Atividade Cultural (se possível)

Mesa 02:

Planejamento do Ensino Remoto Emergencial

 

 

 

 

 

Palestrantes:

 

Vito da Silva Souza  

Membro da PROEG/UFRR

 

 

 

Prof.ª Dra. Elenize Oliveira - Membro da Comissão de Planejamento e Currículo do GT-CEPE/UFRR

 

Mediação

Prof. Dr. Carlos Evangelista

Mesa 03:

Normatizações para a implementação do Ensino Remoto Emergencial na UFRR

 

 

Palestrantes:

 

Prof. Dr. Edison Oyama

Membro da Comissão de Normatização do GT-CEPE/UFRR

 

Prof.  Me. Acauan Cardoso Ribeiro

Membro da Comissão de Logística do GT-CEPE/UFRR

 

Mediação

Prof. Dr. Silvestre da Nóbrega

Mesa 04:

Protocolos de biossegurança e atenção à saúde e assistência social da comunidade acadêmica da UFRR

 

Palestrantes:

 

Prof.ª Dra. Vânia Graciele Lezan Kowalczuk Membro da Comissão de Biossegurança do GT-CEPE/UFRR

Prof. Dr. Calvino Camargo - Membro da Comissão de Atenção Integral à Saúde e Assistência Social

do GT-CEPE/UFRR

 

Mediação Prof.ª Dra. Bianca Jorge

Mesa 05:

A Acessibilidade no Contexto do Ensino Remoto na UFRR

 

 

 

 

Palestrantes:

 

Coordenadora da Divisão de Acessibilidade -Caroline Silva do Casal

 

Psicopedagoga e Especialista em Políticas Publicas

Maria de Lourdes Picão Giordani

Membro da DAC/UFRR

 

Prof. Dr. Rafael Vilas Boas Garcia

 

Mediação Me. Valtenir Soares de Abreu

 

 

 

15h

 –

17h

Minicurso 01:

 

Como preparar uma videoaula?

 

 

Instrutor: Prof. Dr. Marcelo Henrique Oliveira Henklain

Minicurso 02:

 

Como organizar minha sala de aula no SIGAA?

 

Instrutora: Me. Marcela Rosa de Lima Machado

Minicurso 03:

 

Como organizar minha sala de aula no Moodle?

 

Instrutora: Me. Marcela Rosa de Lima Machado

Minicurso 04:

 

Como fazer um vídeo de apresentação minha sala de aula?

 

Instrutora: Prof.ª Dra. Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso

 

ENCERRAMENTO DO EVENTO

 

Palestra de encerramento

Afetividade no processo de ensino aprendizagem no contexto da Pandemia

 

Palestrante:

 

 Prof. Me. Ruy Guilherme Silveira de Souza

 

Fala da coordenação do evento (PROEG)

Evento cultural (se possível)

 

 

 

18h

 20h

Mesa 01:

Docência no Ensino Superior com foco no processo ensino-aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial

 

 

Palestrantes:

 

Prof. Dr. Helder Lima Gusso/UFSC

 

Prof. Dr. Janssen Felipe da Silva/ UFPE

 

Mediação

Prof. Dr. Antonio Carlos Sansevero

 

 

Minicurso 05:

 

Que cuidados devo ter para ensinar remotamente os alunos da educação especial?

 

Instrutor: Prof. Dr. Rafael Vilas Boas Garcia

 

 

Minicurso 06:

 

Que cuidados devo ter para avaliar a aprendizagem no ensino remoto emergencial?

 

 

Instrutora: Prof.ª Dra. Aline Archer/UFSC

Minicurso 07:

 

Como realizar provas on-line?

 

Instrutora: Especialista em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva Vanessa Lamazon

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página