Até 24/07: inscrições prorrogadas no seletivo de novos alunos do mestrado em Antropologia Social da UFRR
Estão abertas até a próxima sexta-feira (24/7) as inscrições no processo seletivo destinado ao ingresso de novos alunos no mestrado em Antropologia Social da Universidade Federal de Roraima (PPGANTS/UFRR). A prorrogação do prazo foi divulgada no edital 004/2020, disponível na página http://ufrr.br/ppgants/.
Na página do mestrado também está disponível o edital 001/2020, contendo todas as informações pertinentes ao processo.
São ofertadas 12 vagas, sendo nove para ampla concorrência e três reservadas para negros, indígenas e Pessoa com Deficiência.
O mestrado em Antropologia Social da UFRR possui duas linhas de pesquisa:
Linha 1: Processos Identitários e Direitos Diferenciados - A linha de pesquisa se volta para realização de projetos de investigação focados na interface dos campos da Antropologia, Direito, Educação e Saúde. Na área de Direito, temas que envolvam processos judiciais, novos sujeitos de direitos, laudos antropológicos como instrumentos de garantia de direitos fundamentais das populações diferenciadas. No diálogo entre Antropologia e Educação, temas que envolvam metodologias, aspectos teóricos e implicações políticas nesse debate, além de dimensões etnográficas de pesquisa no contexto escolar. No campo da saúde, investigações que remetam as práticas de cuidado, itinerários terapêuticos e implementações de políticas públicas. A linha de pesquisa se propõe ainda a fortalecer o intercâmbio com os países vizinhos numa troca de experiência e de realização de projetos em comum.
Linha 2: Etnografias contemporâneas - Estudos rurais, memória social e patrimonialização - Esta linha de pesquisa focaliza estudos das experiências e narrativas contemporâneas de circulação de pessoas, capitais, informações, objetos e mercadorias, no âmbito dos processos culturais, políticos, em sua interface com a experiência dos agentes sociais. Inclui estudos comparativos transnacionais de fronteira, estudos em etnografia de instituições, trajetórias de pessoas e bens culturais assim como os processos sociais de patrimonialização e memória. Serão contemplados aqui temas ligados aos povos indígenas e tradicionais, tais como; rede sociais de trocas (saberes, técnicas, informação, entre outros), mobilidade, territorialidade e conhecimentos tradicionais (sejam aqueles ligados ao tema do patrimônio cultural ou não) e organização política. Na área de estudos sobre o meio rural e populações tradicionais, são contemplados temas relativos aos assentamentos rurais, dinâmicas de pertencimento, evasão e políticas públicas; agricultura familiar, reconversão produtiva, agroecologia, soberania alimentar e saberes locais; territorialidades, mobilidade e redes sociais. Na área de estudos que dialogam de forma mais explicita com o tema das fronteiras nacionais, serão contemplados os temas ligados a exploração dos recursos naturais, conflitos socioambientais, mobilidade e circulação de pessoas e temas ligados ao garimpo, tráfico de pessoas, bem como os temas relacionados às instituições (formais e informais) que de alguma forma estão presentes nestes espaços.
Para ler os editais e outras informações pertinentes ao processo seletivo, clique aqui.
Coordcom/UFRR
Redes Sociais