Projeto oferece orientações sobre Covid-19 para surdos
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) está ofertando atendimento de tradução à comunidade surda do Estado. A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Rede de colaboradores: acessibilidade à comunidade surda em tempos de pandemia” e está sendo desenvolvido pelo curso de curso de Letras/Libras em parceria com a Pastoral do Surdo e a Associação de Surdos de Roraima.
A intenção é criar uma rede de serviços de orientação aos serviços essenciais durante a pandemia de Covid-19, proporcionando a acessibilidade da comunidade às informações por meio da interpretação de Libras e LSV, respectivamente as línguas de sinais do Brasil e da Venezuela. O projeto integra o programa “UFRR no apoio ao enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2)”.
A equipe é formada por bolsistas e colaboradores internos e externos à UFRR. As orientações oferecidas pretendem abranger desde informações básicas a respeito da prevenção e sintomas da Covid-19 até orientações sobre preenchimento de cadastros sociais para obtenção de benefícios. Os atendimentos podem ser agendados pelos números (95) 998413-4465 e (95) 99139-1557.
Serviços de auxílios em geral, como solicitações de auxílio emergencial, expedição de carteira de trabalho digital e elaboração de currículo vitae, por exemplo, serão incluídos na agenda para pronto atendimento. Qualquer surdo do estado pode solicitar os serviços de tradução e interpretação remota.
“Esperamos atender as necessidades informacionais de surdos brasileiros e migrantes/refugiados venezuelanos, visando amenizar os impactos negativos durante o período da pandemia do coronavírus”, explica a coordenadora do projeto, professora Thaisy Bentes de Souza, do curso de Letras/Libras da UFRR.
Coordcom/UFRR
Redes Sociais