Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Proeg discute cenários de volta às aulas com diretores de centros e institutos  da UFRR

Published: Tuesday, 12 May 2020 18:13 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:25

A Pró-reitoria de Ensino e Graduação da Universidade Federal de Roraima (Proeg/UFRR) realizou na tarde de segunda-feira (11) uma teleconferência para iniciar as discussões sobre o retorno às atividades de ensino. Participaram os diretores dos Centros e Institutos, do Colégio de Aplicação, Escola Agrotécnica e Núcleo de Educação a Distância. As aulas presenciais na UFRR foram suspensas em março para conter o avanço da pandemia da Covid-19 no Estado.

Antônio Sansevero, pró-reitor de Ensino e Graduação, apresentou aos diretores os cenários possíveis de retorno às aulas sem prejuízo do calendário 2021 e os resultados macro da pesquisa de inclusão digital dos alunos.

Foram discutidas sete propostas de cenários com duas variáveis: a compressão de carga horária nos semestres 2020.1 e 2020.2 e o avanço no ano de 2021. Estes possíveis cenários haviam sido enviados anteriormente para serem discutidos pelo corpo docente das unidades da instituição. No encontro de segunda-feira houve encaminhamentos para a não compressão da carga horária dos semestres e também para a probabilidade de retomar o calendário em agosto. Inicialmente, esta volta se daria em regime remoto.

A UFRR procederá da seguinte forma para viabilizar a retomada do calendário: a partir dos dados da pesquisa sobre as condições de acesso dos discentes à internet e a equipamentos de informática e das discussões com os centros, serão criados grupos de trabalho para operacionalizar as melhores condições para o processo de volta às aulas.  Todos os resultados terão que ser validados posteriormente pelo CEPE, que é a instância de definição do calendário acadêmico.

Também haverá ações de capacitação docente e discente para ensino e aprendizagem remota, definição de estrutura disponível e estratégias de inclusão digital, além da readequação dos componentes curriculares à realidade provocada pela pandemia do novo Coronavírus.

Os dados da pesquisa sobre inclusão digital, realizada entre abril e maio, foram repassados aos cursos para que estes façam o refinamento da mesma. A intenção é que realizem a busca ativa de seus alunos para elaborar um retrato mais fidedigno das necessidades de suporte. “Ninguém será deixado para trás. Todas as ações discutidas até o momento têm como maior foco a inclusão de todos os alunos no regime especial”, explica o pró-reitor Sansevero.

registrado em:
Fim do conteúdo da página