Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFRR doa máscaras e álcool em gel para Hospital de Campanha do Exército

Published: Wednesday, 29 April 2020 12:36 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:25

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizou, nesta terça-feira (28), a entrega de cerca de 2 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e 150 litros álcool em gel 70% para a Operação Acolhida, coordenada pelo Exército Brasileiro. O material produzido na UFRR será utilizado no Hospital de Campanha do Exército, montado ao lado do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), bairro 13 de Setembro.

O Hospital de Campanha tem o objetivo de atender os pacientes infectados pelo novo coronavírus na região. A Área de Proteção de Cuidados integra o Plano Emergencial de Contingência para a Covid-19 e contará inicialmente com 80 leitos, podendo atingir a capacidade de 1.200 leitos.

Entre os EPI’s, foram entregues 1.080 máscaras e 910 protetores faciais contra respingos, conhecidos como Face Shields, confeccionados pelo Curso de Medicina da UFRR. A Face Shield é reutilizável e um equipamento de proteção individual extremamente seguro, de dupla proteção. Já as máscaras são do tipo PFF2, que se encaixam na categoria de respirador e são descartáveis. “Após serem confeccionadas, as máscaras passam por autoclave pra esterilização”, explica Adriana Moreira, aluna do curso de Medicina.

A aluna, do 2º ano, destaca a satisfação em participar de um projeto que está contribuindo para o enfrentamento da pandemia em Roraima. “De maneira geral, a minha percepção e a da coordenação é de gratidão pela oportunidade de ajudar os profissionais de saúde do estado e devolver, de alguma maneira, para a sociedade, por estarmos realizando um sonho de cursar medicina em uma universidade pública federal. Estamos cientes das condições precárias do sistema de saúde local, principalmente frente à pandemia. A falta de EPIs chamou nossa atenção como um dos principais obstáculos à segurança dos profissionais. Assim, logo buscamos maneiras de ajudar, criando máscaras e produzindo aventais, botas e protetores faciais. Para isso, captamos materiais e mobilizamos voluntários para produzir esses materiais com qualidade e baixo custo”, relata Adriana.

Também foram doados 150 litros de álcool em gel 70%. O material, escasso no mercado local, é produzido na instituição por uma equipe composta por profissionais do curso de Química, do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Pronat) e da Escola Agrotécnica (EAgro). Os profissionais realizaram controle de qualidade do produto nos laboratórios da UFRR, tanto da matéria-prima, como do produto confeccionado.

Treinamento – A UFRR também está realizando a capacitação de profissionais de saúde. O trabalho integra o Eixo 1 “Desenvolvimento Profissional” do projeto “Ações para o enfrentamento da pandemia COVID-19” desenvolvido pela instituição. O objetivo é promover capacitação para reconhecimento, triagem e manuseio do paciente com a Covid-19. Serão realizadas ações nas modalidades presencial e a distância.

Confecção de EPI – A ação integra o projeto “Ações para o enfrentamento da pandemia COVID-19” desenvolvido pela instituição, no Eixo 3 “Ações de enfrentamento à escassez de EPI”. O projeto já mobilizou mais de 50 voluntários para a confecção dos EPIs destinados aos estabelecimentos de saúde de Roraima. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) disponibilizou a estrutura física com máquinas de corte e de costura para confecção das máscaras, botas e aventais. A sociedade civil conseguiu várias costureiras que estão atuando na confecção do material. Além disso, o projeto tem recebido doações de todo o material.

O grupo, orientado pelos professores do curso de Medicina da UFRR Dr. Ruy Guilherme e Dra Ellem Tatiani de S. Weimann, é formado pelos alunos Adriana de Lima Moreira; Alexia Mahara Marques Araujo; Ana Cecília Marques de Luna; Fernanda Pacheco de Souza; Joana de Sousa Resende; João Victor Cardoso Bentes; Lourival Lucas Resende Balmante; Lucas Cael Azevedo Ramos Bendaham; Lucas Oliveira Lima; Marycassiely Rodrigues Tizolim; e Natalie Rebeca Costa, além da aluna do curso Odontologia da Faculdade Cathedral, Camila Melo Pereira.

Equipe responsável pela produção do álcool em gel – A equipe que trabalha na produção do álcool gel 70% é formada por dez servidores da UFRR: Francisco das Chagas do Nascimento (professor do curso Química e responsável técnico); Francisco dos Santos Silva (professor da Eagro);  Adriana Flach (professora do curso Química); Marcos Vital (professor do Pronat e pró-reitor da PRPPG); Linderval Fernandes de Lima (diretor do CCT); Luiz Antonio Costa (professor do Curso de Química); Leovergildo Farias (doutorando do Pronat); Simone Rodrigues (chefe do Departamento de Química); Francisco Panero (professor do Curso de Química); e Luciana Holanda (professor do curso Química). Antônio Alves de Melo Filho (professor do curso Química); Ednalva Dantas Rodrigues da Silva (professor do curso Química); Viviane de Araújo Cardoso (professor do curso Química); Mirla Janaina Augusta Cidade (professor do curso Química); e os professores da EAGRO, Juliano da Silva Martins de Almeida e Guilherme Henrique Almeida Pereira.

 

Texto - CoordCom/UFRR

Fotos - Curso de Medicina

registrado em:
Fim do conteúdo da página