UFRR realizará Seminário Internacional de Educação Intercultural Bilíngue em 2021
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizará de 16 a 20 de março de 2021 o II Seminário Internacional de Educação Intercultural Bilíngue (SIEIB), com o tema “Processos Culturais e Direitos Diferenciados na Formação Indígena”. O evento, previsto para ocorrer este ano, foi reprogramado de forma preventiva, devido à pandemia do novo coronavírus.
O evento promoverá debates sobre a educação intercultural bilíngue em contextos transfronteiriços em âmbito internacional. Haverá participação de estudantes indígenas de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores formadores e mestres indígenas das etnias que compõem a morfologia étnico-cultural de Roraima, como Macuxi, Wapichana, Taurepang, Ingaricó, WaiWai, Patamona, Sapará, Yanomami e Ye’kuana. Também devem participar representantes dos povos indígenas dos países fronteiriços República Bolivariana de Venezuela, a exemplo dos Pemón, e República Cooperativista da Guiana, numa perspectiva de relações e diálogos interculturais.
O II SIEIB é uma realização do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena em parceria com o Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGANTS/UFRR) e o Núcleo Histórico Socioambiental (NUHSA/UFRR), sob a coordenação do professor doutor Marcos Braga.
“O evento é muito importante porque fortalece as políticas educacionais em atenção aos povos indígenas. A UFRR tem esse diferencial desde 2001, quando criou o Insikiran, e vem fortalecendo com sua expansão e consolidação, com três cursos de graduação. Nosso desafio agora é a pós-graduação, para atender a essa demanda dos povos indígenas. O primeiro Seminário fortaleceu esse diálogo em nível de Pan-Amazônia, quando a Venezuela se fez presente e, nessa segunda edição, vamos expandir trazendo parentes indígenas que vivem na Guiana”, explicou Braga.
O projeto do Seminário foi aprovado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), por meio do Edital 25/2019-PAEP/CAPES, no valor de R$ 60.948,00. Além disso, a coordenação do evento busca apoio de recursos internos da UFRR, empresas de Roraima e a contribuição dos participantes com as taxas de inscrições.
O professor Braga explica que o seminário contribui para o fortalecimento institucional das políticas educacionais e para a criação de uma rede de pesquisadores na Pan-Amazônia que façam o debate da educação intercultural no contexto dos povos indígenas. “É uma resposta social da Universidade no fortalecimento das políticas públicas, em defesa dos direitos dos povos indígenas, no debate de educação intercultural”, disse.
Cronograma – Com a reprogramação do evento, o cronograma de atividades está sendo finalizado. As informações sobre período de inscrições para os Grupos de Trabalho, Minicursos, Oficinas e participação no evento poderão ser acessadas na Página do evento: ufrr.br/isieib
Poderão participar pesquisadores indígenas, estudantes e professores de Instituições de Ensino Superior, professores de educação básica e interessados com a temática da educação intercultural no contexto dos povos indígenas.
Redes Sociais