Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFRR melhora infraestrutura nos campi Murupu e Cauamé

Published: Monday, 09 March 2020 13:43 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:25

O reitor Jefferson Fernandes entregou à comunidade acadêmica nesta sexta (6) diversas obras nos campi Murupu e Cauamé, localizados na zona rural de Boa Vista. As construções melhoram as condições de estudo e pesquisa dos alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) nestes locais.

Foram inauguradas uma passarela no campus Murupu e um galpão de ordenha no campus Cauamé, que também ganhou uma reforma no prédio do Centro de Ciências Agrárias.

 Além disso, foi lançada a pedra fundamental das obras de ampliação do Complexo Veterinário no Campus Cauamé. Desde 2015, a clínica dá suporte ao curso e às atividades de ensino, extensão e pesquisa, além de atender à comunidade externa realizando procedimentos clínicos e cirúrgicos em pequenos animais. Com a ampliação do prédio, a expectativa é que o número de consultas aumente, beneficiando ainda mais a população e os acadêmicos do curso. A construção é proveniente de uma emenda parlamentar da deputada federal Shéridan Oliveira, no valor de R$1.754.326,55. A entrega está prevista para dezembro de 2020.

 

Para o reitor Jefferson Fernandes, que no próximo dia 13 de março fará a transmissão de cargo para o reitor eleito Geraldo Ticianeli , este tipo de investimento é fundamental para o crescimento da instituição. “Por serem campi fora da cidade, a gente precisa dar mais atenção, melhorando a infraestrutura e a qualidade no atendimento aos alunos. No Murupu, por exemplo, tive a satisfação de na minha gestão ter climatizado o refeitório. Com a passarela os alunos terão maior conforto tanto no inverno como no verão, o que me deixa muito feliz”, disse.

CONHEÇA AS OBRAS - A passarela no campus Murupu foi construída com recursos próprios da UFRR e tem 516 m². A obra interliga a direção e a biblioteca às salas de aula, laboratórios e gabinetes e também ao restaurante universitário, principal local de trânsito de pessoas no campus.

“Esta cobertura é um projeto que tínhamos sonhado fazia um tempo e na gestão do professor Jefferson tivemos apoio para executá-lo. Nossos alunos e professores sempre tiveram problemas com ou muito calor ou muita chuva. A passarela, além de embelezar o campus, vem trazer conforto térmico aos alunos e servidores da Escola Agrotécnica”, disse o professor Jandiê Araújo da Silva, diretor do campus Murupu.

A reforma da 1ª Etapa do Centro de Ciências Agrárias é resultado de uma emenda do deputado federal Jhonatan de Jesus e compreende uma área construída de 2.235 m², constituída de 22 gabinetes para até dois professores, uma sala de periódicos, duas salas de departamento, uma de coordenação, uma sala de reunião, um auditório para 70 pessoas, sete laboratórios, duas salas de aula, além de uma copa, depósito de materiais de limpeza e uma bateria de banheiros com chuveiro.

O deputado Jhonatan afirmou que a entrega da obra lhe trouxe a sensação de vitória. Para ele, o investimento na melhoria da infraestrutura do Centro de Ciências Agrárias beneficia estudantes e professores.

A reforma atende às demandas dos professores do curso de Agronomia, que solicitavam laboratórios com melhores instalações. Além disso, a ação da UFRR lhes forneceu gabinetes novos para os planejamentos de suas atividades.

“Essa estrutura é de fundamental importância para melhorar a qualidade de ensino. Os sete laboratórios e as duas salas de aula são modernas. Nosso campus carecia dessa reforma, dessa primeira etapa ser concluída, assim como da segunda etapa para cada dia melhorar a formação profissional de nossos discentes”, afirma o professor Paulo Roberto Ribeiro Rocha, coordenador do curso de Agronomia da UFRR.

Esta obra estava paralisada por falta de recursos. A Pró-reitoria de Infra-estrutura da UFRR, mesmo com limitação orçamentária, conseguiu entregar à comunidade a 1ª etapa dos trabalhos, faltando a complementação da 2ª Etapa.

A terceira obra entregue nesta sexta pelo reitor Jefferson Fernandes foi o galpão de ordenha do Centro de Ciências Agrárias. Construído com recursos próprios, tem 524,28 m², divididos entre duas salas de estudo, uma sala de leite, uma sala de máquinas, um banheiro e a área do galpão para ordenha.

registrado em:
Fim do conteúdo da página