Ordenamento territorial das comunidades do Baixo Rio Branco é tema de pesquisas da UFRR e UERR
Os trabalhos Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD – Amazônia 2018), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob título: Estratégias de Ordenamento Territorial em Comunidades de Interesse Socioambiental na Amazônia vão continuar em 2020.
A próxima expedição ao Baixo Rio Branco ocorre de 19 a 25 de fevereiro e tem como meta identificar as potencialidades e vulnerabilidades das comunidades de Santa Maria do Boiaçu, Santa Maria Velha, Sacaí, Canauini, Lago Grande e Terra Preta. Os pesquisadores da UFRR e da Universidade Estadual de Roraima (UERR) também vão iniciar os trabalhos para a elaboração da cartografia social, além de outras pesquisas em nível de mestrado e doutorado na região. Os trabalhos estão sob coordenação do professor dr. Antonio Veras, do Instituto de Geociências (IGEO/UFRR).
A primeira atividade de campo dos pesquisadores do PROCAD ocorreu em outubro de 2018 e, a segunda, em maio de 2019 quando foram visitadas as 16 comunidades existentes ao longo dos rios Branco, Xeurini, Jufari e Jauaperi, no estado de Roraima. Participaram das atividades naquela oportunidade, professores e técnicos da UFRR, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Universidade de São Paulo. Faz parte ainda do PROCAD, a Universidade Federal do Ceará (UFC). A expedição desta vez recebe o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na liberação da embarcação para viabilizar a pesquisa de campo.
O projeto agrega o trabalho de pesquisa intitulado “Dinâmica de Produção e Reprodução do Espaço Territorial da Comunidade Ribeirinha de Santa Maria do Boiaçu, município de Rorainópolis (RR)” e “Ribeirinhos da Amazônia: O território e territorialidade como gênese de identidade sociocultural da comunidade ribeirinha Canauini”, ambos desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFRR).
Relatórios técnicos, atlas geográfico, artigos científicos, amplo acervo fotográfico, assim como produções de audiovisuais com muitas horas de entrevistas com ribeirinhos e lideranças locais estão sendo produzido a partir das expedições.
A atividade recebe o apoio da Reitoria da UFRR, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão, Instituto de Geociências, Rádio e TV Universitária, Coordenadoria de Comunicação e Prefeitura da UFRR.
Para outras informações: http://ufrr.br/ultimas-noticias/5511-procad-pesquisadores-visitam-comunidades-do-baixo-rio-branco
Contato: 98101.6363 (Prof. Antonio Veras)
Textos: Éder Rodrigues
Foto: RCCaleffi
Redes Sociais